Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Tutoriais Dreamcast I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Tutoriais Dreamcast

3 participantes

Ir para baixo

Tutoriais Dreamcast Empty Tutoriais Dreamcast

Mensagem por Pegasuskyu Qua Out 12, 2011 10:33 pm

Bom, neste tópico, começo a postar tutoriais de manutenção e modding do Sega Dreamcast. Tbm seguindo o mesmo modelo dos outros tópicos, postarei a partir do segundo post para que o primeiro seja uma database de links úteis sobre o assunto. Quem tiver mais tutoriais, por favor, postem aqui.

[quote=Links]
[/quote]

Acho que não preciso de lembrar que, TODOS os tutoriais devem ser seguidos a risca e, NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS CAUSADOS.... Ah, aquele papo de 'tirar o corpo fora' caso algo dê errado, certinho?


Última edição por pegasuskyu em Qua Out 12, 2011 11:11 pm, editado 2 vez(es)
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais Dreamcast Empty Re: Tutoriais Dreamcast

Mensagem por Pegasuskyu Qua Out 12, 2011 10:34 pm

Agora vamos brincar um pouco mais, mas dessa vez, apenas com o Dreamcast:

Esses tópicos, eu havia postado na versão mais antiga da SNK-NEOFIGHTERS a quase 3 anos. Espero que sirva para vcs, assim como serviu para mim.



AVISO!!!

Esses tutoriais são de origem da INTERNET. NÃO TENHO FONTES SUFICIENTES PARA DIZER QUE FUNCIONA. Então, tudo o que fizerem, é de conta e risco de vcs. Nem eu, nem a SNK-NEOFIGHTERS (OUTERSPACE, no caso....) podem ser culpados de algo dar errado. Ah! E todos os tutoriais que eu for postando, terão os seus links de origem (como sempre).

Então, sem mais 'deloreans', vamos aos finalmentes começantes:



Diagnosticando e consertando defeitos no Dreamcast
by Cadaveria!


Este tutorial tem por objetivo mostrar alguns macetes que, quando utilizados da maneira correta, podem gerar uma boa economia de dinheiro, desde a verificação de cabos, até mesmo a troca de componentes da placa principal do console, embora caso chegue a esse extremo o melhor a fazer é levar para um técnico qualificado. O console usado neste tutorial foi adquirido recentemente por mim - comprei de um amigo por cerca de R$100,00 – ligava mas ficava sem imagem e som, lembrando que, caso você não esteja familiarizado com esses procedimentos ou mesmo não possua as ferramentas necessárias para executar o mesmo, não se arrisque de bobeira, visto que qualquer dano que possa ocorrer no seu console não é de responsabilidade do fórum, nem tão pouco minha (tutorial de minha autoria, postado originalmente em outro fórum do qual eu participo, todos os direitos reservados), você vai precisar de:

Tutoriais Dreamcast Image002

Jogo de chaves de fenda tipo relojoeiro que são encontradas em qualquer loja de R$1,99;

Chave de fenda tipo Phillips, que será usada logo mais;

Lupa, que será usada para dar uma boa inspeção na placa do console;

Sugador de solda (opcional), para o caso de ser necessário efetuar uma troca de componentes;

Estação de soldagem com controle de temperatura, de preferência devidamente aterrada, evitando assim a queima de componentes sensíveis à eletricidade estática;

Ferro de solda: um de 30watts é mais do que suficiente, caso você não tenha a estação de soldagem;

Solda: a mais fina que puder, será usada se for necessário substituir algum componente;

E uma coisa que eu considero importante: ter paciência.

Etapa Número 1: Testando os cabos

Antes de você se aventurar em abrir o console, vamos primeiro testar os cabos, nesse caso o cabo AV Console. Com esse procedimento, é possível saber se há algum cabo rompido ou mesmo com mal contato, dessa maneira evitaremos abrir desnecessariamente o console caso o defeito esteja no cabo.

Etapa Número 2: Verificando os sinais no conector AV

Tutoriais Dreamcast Image004

Com base na imagem acima é possível verificar, com o auxilio de um multímetro, se os sinais provenientes dos pinos estão presentes ou não. Teste também as outras pontas, a vermelha e também a branca. Na imagem abaixo podemos notar que este cabo está perfeito, pois caso não fosse apresentada nenhuma resistência, o mesmo estaria rompido.

Tutoriais Dreamcast Image006

Na imagem abaixo podemos observar em detalhes o interior desse cabo, em seguida vemos outra imagem, essa já mostrando o outro lado desse conector.

Tutoriais Dreamcast Image008

Tutoriais Dreamcast Image010

Normalmente esse plug de cor preta é o amarelo que corresponde ao sinal de vídeo. Quando peguei o console, o mesmo estava inoperante, uma das causas era esse conector que estava rompido. Depois de trocado, o problema de vídeo foi resolvido, embora o console ainda estivesse sem áudio. Passemos agora para a etapa seguinte.

Etapa Número 3: Desmontando o console

Acredito que isso não seja segredo pra ninguém, em todo caso, com o auxilio de uma chave Phillips, retire os 4 parafusos. Em destaque na figura abaixo podemos observar como isso deve ser feito.

Tutoriais Dreamcast Image012

Abaixo o Dreamcast já sem sua tampa superior:

Tutoriais Dreamcast Image014

Aqui uma visão detalhada do interior do Dreamcast, na figura abaixo podemos verificar os principais setores responsáveis pelo funcionamento do console. Passemos agora para a próxima etapa.

Tutoriais Dreamcast Image016

Etapa Número 4: Verificando as tensões de saída da fonte de alimentação

Aqui está um dos setores mais críticos do console, pois devido aos inúmeros componentes dessa placa, que são responsáveis em basicamente converter corrente alternada (CA) da rede elétrica em corrente continua (CC). Depois de passar por esse processo as tensões de saída são: +12volts, +3,3volts e +5volts que são as que alimentam tanto a placa principal, quantos os motores do bloco ótico e o cooler do console, então qualquer problema nesse setor pode comprometer por completo o funcionamento do console, já peguei casos do mesmo ficar resetando aleatoriamente, justamente pelo mal contato com os pinos que vem da placa principal. Outro detalhe importante é que o calor gerado aqui é muito grande, o que aumenta em muito o risco de super aquecimento do mesmo, caso sua ventilação seja obstruída. Então nada de deixar o console ligado em cima de um tapete.

Tutoriais Dreamcast Image018

Na imagem acima podemos verificar, com o auxilio do multímetro, se as tensões de saída que alimentam o console estão corretas. Para isso, pegue o multímetro e coloque na escala DC, que corresponde a corrente contínua. Passemos aos testes:

Passando para a parte prática, vamos verificar se de fato as voltagens estão corretas. Abaixo podemos ver como executar os testes, lembrando que cada vez que você for medir um ponto diferente é necessário desligar o console, colocar as pontas de prova no local indicado e só depois disso ligar o console, assim, caso você encoste acidentalmente uma ponta de prova na outra, o console não vai entrar em curto.

Começamos pela menor, neste caso a de 3,3 volts:

Tutoriais Dreamcast Image020

Na figura acima podemos verificar que a voltagem de saída está marcando 3,2 volts. Essa pequena variação é normal, visto que a fonte está em carga, ou seja, alimentando o circuito, o ideal seria retirar a mesma para fazer as medições.

Bem, continuando com as medições, passemos agora a próxima medição que será a de 5 volts. Podemos ver na foto abaixo como efetuar essa medição, lembrando que podem ocorrer pequenas variações de voltagem, pois como já expliquei, a fonte está em carga, alimentando o circuito.

Tutoriais Dreamcast Image022

Podemos observar abaixo que o valor mostrado no display do multímetro está correto, ou seja, dentro das margens especificadas. Agora vamos realizar a última medição neste setor, a de 12 volts. Para isso é preciso tomar os mesmo cuidados descritos anteriormente.

Tutoriais Dreamcast Image024

Como podemos observar, os valores estão dentro da margem aceitável, no entanto, o aparelho só exibia imagem, mas nada de som, sendo então necessária a análise da placa principal. Passemos agora a próxima etapa.

Etapa Número 5: Desmontando o interior do console

Nesta etapa vamos verificar em detalhes a placa do console. Para isso, podemos começar retirando os parafusos indicados pela foto abaixo – fique atento ao conector do cooler – retire o mesmo com cuidado!

Tutoriais Dreamcast Image026

A seguir, passemos para a fonte de alimentação. Retire os parafusos que neste caso são 2, tome cuidado na hora de desencaixar a placa dos conectores de metal.

Tutoriais Dreamcast Image028

Aqui podemos ver a fonte em destaque fora do console, em seguida passemos para o bloco ótico que inclui a unidade ótica. Retire os 3 parafusos com cuidado.

Tutoriais Dreamcast Image030

Pronto! Você estará diante do bloco ótico que inclui a UO (Unidade Ótica), a placa controladora e os motores: um responsável pelo deslocamento da unidade ótica pelo trilho e o outro, o spin, que é responsável em girar o CD, em relação a esse, jamais tente efetuar a troca do mesmo se não souber como, pois qualquer ajuste errado e pronto, o leitor não vai ler mais nada. Ainda sobre a unidade ótica: tenha muito cuidado pois ela é um dos componentes mais sensíveis a eletricidade estática e também um dos mais caros! Portanto muita cautela ao manusear a mesma.

Aqui o console já sem a fonte e sem o bloco ótico. Retire os outros parafusos indicados pela foto que estão segurando a chapa, responsável em absorver e distribuir todo o calor gerado pela CPU e GPU do console, em seguida você está diante da placa mãe do mesmo, tenha cuidado!

Tutoriais Dreamcast Image032

Na foto abaixo, podemos observar a placa principal do console, dentre as quais podemos observar as memórias, CPU, GPU e em destaque o conector AV CONSOLE que será analisado em seguida.

Tutoriais Dreamcast Image034

Conector AV CONSOLE em detalhe:

Tutoriais Dreamcast Image036

Aqui podemos observar o conector visto pelo lado de dentro, note que eu coloquei todos os sinais que saem dos pinos do mesmo, no total são 16. Bem, depois de estudar o mesmo e sabendo que o sinal de áudio sai dos pinos 2 e 3, da direita para a esquerda, resolvi dar uma olhada geral na placa: primeiro de um lado, depois do outro, visto que ela é uma placa de duas camadas.

Tutoriais Dreamcast Image038

Aqui, com o auxilio de uma lupa, visto que agora estamos lidando com componentes SMD – Hã? Você não sabe o que é um componente SMD? Então preste atenção na breve explicação que vou dar: SMD é a sigla de Surface Mounting Device, ou componente de montagem em superfície. Com o avanço da eletrônica e a miniaturização dos componentes eletrônicos, foi necessário criar uma nova classe de componentes que, na prática, substitui e executa as mesmas funções de componentes antigos, muitas vezes maiores do que o seu equivalente na versão SMD, graças a estes componentes foi possível a invenção do telefone celular, notebooks, computadores de mão etc. Bom, voltando ao tópico, na foto podemos observar claramente alguns deles, o circulo menor preto corresponde a um fusistor, que funciona como um fusível, caso o console receba alguma tensão fora do especificado ou ocorra um curto na saída do AV CONSOLE - imediatamente o mesmo abre podendo ocasionar desde sinais como tela preta até som mudo – aqui você pode utilizar o multímetro para verificar se o mesmo está aberto, coloque na escala de continuidade, se o aparelho apitar significa que o mesmo está bom, caso contrário ele pode estar aberto, faça esse teste em dois diodos próximos ao AV Conector.

Aqui mais um Fusistor:

Tutoriais Dreamcast Image040

Continuando: Visto que não encontrei nada de anormal na primeira camada, resolvi continuar seguindo o sinal de áudio agora na parte de baixo da placa.

Aqui podemos observar o AV Conector pelo lado de baixo. Faça um teste neste grupo de resistores SMD:

Tutoriais Dreamcast Image042

Depois de fazer uma analise visual da placa com o auxilio da lupa, notei um certo capacitor cerâmico SMD com um aspecto meio queimado, então só foi executar mais uns testes e chegar a conclusão que o mesmo estava queimado e que por isso o console estava sem som. Bem, agora que finalmente chegamos ao componente com defeito é hora de fazer a substituição do mesmo, então passemos para a seguinte etapa.

Etapa Número 6: Substituindo um componente SMD

Tutoriais Dreamcast Image044

Na foto não dá para ver, devido à resolução da máquina utilizada, mas no meu caso, o console já apresentava imagem mas estava sem som devido a esse capacitor cerâmico SMD estar queimado. Para efetuar a troca do mesmo é necessário ter o diagrama esquemático do console (esse diagrama é como se fosse um mapa do técnico. Nele vamos encontrar informações como voltagens, sinais de controle, e por ai vai, e também, claro, o valor de cada componente), pois ao contrario do que muitos possam pensar, não é só chegar e substituir o mesmo. Como nós já sabemos, trabalhar com componentes SMD, é muito mais complicado do que parece, visto que esses componentes na maioria das vezes são minúsculos, dificultando assim o trabalho do técnico que está fazendo a manutenção do console. Para fazer a soldagem de um novo componente, deve-se limpar bem a PCI com um papel toalha embebido em álcool isopropílico (não o comum) e aplicar nela com o ferro de soldar um pouco de solda. A seguir cola-se o componente com uma cola rápida e aplicam-se em seus terminais um fluxo para logo em seguida, só com o soldador e sem aplicar mais solda, aquece-los para a mesma fluir. O processo está pronto.

Aqui podemos observar o sugador em ação:

Tutoriais Dreamcast Image046

Na figura abaixo podemos observar o console, com o capacitor cerâmico SMD devidamente trocado, passando por uma bateria de testes, ele já está praticamente montado, restando somente a tampa superior da carcaça do mesmo.

Tutoriais Dreamcast Image048

Aqui meu console já em funcionamento:

Tutoriais Dreamcast Image050

Espero que todos tenham gostado deste tutorial, tenho certeza que vai ajudar a esclarecer muitas dúvidas dos outros usuários deste fórum, que infelizmente estão a mercê de técnicos desonestos que cobram o olho da cara muitas vezes por causa de um simples defeito.

Para instalar LEDs:

Você deve colocar um resistor limitando a corrente que vai para o Led, ou então ligar um Led que trabalhe com 3,3Volts como esse, por exemplo:

Tutoriais Dreamcast Image052Tutoriais Dreamcast Image054

Note a diferença do brilho emitido por esse Led em relação ao que está instalado no meu!

Bom, esse é o primeiro. Agradecimentos especiais ao user Cadaveria!, que criou um monte de tutoriais sobre o Dreamcast, e que irei postá-los aqui.
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais Dreamcast Empty Re: Tutoriais Dreamcast

Mensagem por Pegasuskyu Qua Out 12, 2011 10:39 pm

E, continuando com os tópicos mais relevantes do Dreamcast...



Tutorial convertendo NTSC for PAL-M(DC) via Hardware, Guia com o passo a passo
Por Cadaveria!


Bem a pedido de muitos resolvi criar esse tutorial visto que acredito que muitos assim como eu não tem dinheiro tão pouco confiança em levar o console para ser transcodificado por qualquer um, com este tutorial você não vai precisar de nenhum disco de Boot ou algo assim, pois aqui vamos fazer uma combinação de Hardware e Software, você também vai poder converter o sistema de cores de um Dreamcast europeu para americano ou japonês e vice versa, esse tutorial foi originalmente publicado aqui lembrando que qualquer dano que venha ocorrer com o seu console não é de responsabilidade minha nem do fórum você vai precisar de:

1-Ferro de soldar
2-Solda (de preferência a mais fina que você puder)
3-Chave de fenda
4-1 pedaço de fio
5-Cd-r onde você ai gravar o Region Changing

1-Gravando o programa:
Bem antes de iniciarmos com as modificações no hardware do console passemos para o processo de gravação do programa, você pode pegar a imagem do mesmo nos seguintes links:
Imagem do Region Changing no formato: CDI - (Os links serão postados a partir da semana que vem. Desculpem o mal jeito!)
Imagem do Region Changing no formato: NRG - (Os links serão postados a partir da semana que vem. Desculpem o mal jeito!)
(ATENÇÃO! Links testados e funcionais. Os arquivos NÃO PASSAM de 1.5 megas)

Gravando a Imagem:
A imagem do programa vem compactada aqui eu utilizei o Winrar para descompactar a mesma, abaixo você pode notar a imagem sendo gravada no Discjuggler não esqueça de alterar as opções conforme a foto:

Tutoriais Dreamcast Dc2

Aqui sendo gravada com o Nero:

Tutoriais Dreamcast Dc3

2-Fazendo as modificações no interior do console:
Bem depois de concluído o processo de gravação é hora de passarmos pro console para isso utilize a chave de fenda e então retire os parafusos conforme indicado pela foto.

Tutoriais Dreamcast Dc2

Aqui sendo gravada com o Nero:

Tutoriais Dreamcast Dc3

2-Fazendo as modificações no interior do console:
Bem depois de concluído o processo de gravação é hora de passarmos pro console para isso utilize a chave de fenda e então retire os parafusos conforme indicado pela foto.

1-A carcaça:
Tutoriais Dreamcast Image006-1

2-Depois a placa dos controles:
Tutoriais Dreamcast Image008-1

3-Em seguida a placa da fonte:
Tutoriais Dreamcast Image010-1

4-GD-Rom drive:
Tutoriais Dreamcast Image012-1

5-E por fim retire a chapa responsável em absorver todo o calor gerado pelos componentes internos do console (GPU + CPU):
Tutoriais Dreamcast Image014-1

Bom depois de ter desmontado o console por completo chegou à hora de soldar o fio na placa e foi justamente aqui que eu encontrei dificuldades, pois como todos nós sabemos o dreamcast possui mais de um modelo de placa mãe e foi justamente por isso que quando abri meu console notei uma pequena diferença de posição do resistor SMD R512 por isso resolvi scanear minha placa se o modelo da sua placa for o vE (meu caso) solde de acordo com a foto abaixo:

Tutoriais Dreamcast Dc4

R512 no detalhe. Modelo vE:

Tutoriais Dreamcast Dc5

Abaixo podemos ver a foto original com a placa modelo vF eu ignorei o ponto R422 visto que o mesmo só deve ser ligado caso você deseje jogar jogos no sistema Pal 60Hz (europeu) que originalmente possui uma taxa de atualização de 50Hz:

Tutoriais Dreamcast Dc6

R512 no detalhe. Modelo vF:

Tutoriais Dreamcast Dc7

Aqui o fio já soldado:

Tutoriais Dreamcast Dc8

3-Configurando o programa:
Bem depois de ter soldado o fio chegou à hora de configurar o programa, recomendo que você tenha algum espaço livre no seu VMU pois nele será feito um backup,aqui o programa sendo carregado vai aparecer uma tela pedindo para você pressionar (y) então pressione (isso faz com que a freqüência do console fique em 60HZ).

Tutoriais Dreamcast Dc9

Aqui a tela principal do programa. Inicialmente vamos fazer um backup das suas configurações e do sistema de cores do console bem como o idioma do mesmo, pois assim caso queira retornar com a configuração original basta dar um restore para isso click em backup flash conforme indicado pela foto lembrando que para fazer as alterações no programa você deve utilizar o direcional analógico do controle o digital não funciona.

Tutoriais Dreamcast Dc10

Tutoriais Dreamcast Dc11

Então click em Create para criar e salvar arquivo em seguida vá em Go back para voltar a tela inicial do programa agora vá em Change Region e você vai poder escolher:

Região do console Dreamcast:
Euro – logotipo azul
USA – logotipo laranja
Japan – logotipo laranja

Linguagem:
English
Japonês
Alemão
Françês
Espanhol
Italiano

Saída de Vídeo:
NTSC – para Dreamcast americanos (extensão U) e japoneses (extensão J)
PAL – Sistema de cor europeu
PAL-M – Brasil
PAL-N – Argentina

Depois de efetuar as modificações click em White para que elas fiquem gravadas no console, assim não será mais necessário você utilizar o CD com o programa feito isso click em reboot e pronto curta seu jogos favoritos coloridos mesmo naquelas TVs antigas.
Aqui o console esta configurado para rodar com a saída de vídeo no sistema de cores Pal-M:

Tutoriais Dreamcast Dc12

E aqui ele está ligado na minha placa de PCTV (não tenho câmera para postar fotos da minha TV) rodando alguns dos meus jogos favoritos:

Kof 94 via neoall4:
Tutoriais Dreamcast Dc13

O melhor shooter do Dreamcast:
Tutoriais Dreamcast Dc14

Mod do Beats of Rage:
Tutoriais Dreamcast Dc15

Kof 2000:
Tutoriais Dreamcast Dc17

Kof Evolution:
Tutoriais Dreamcast Dc17

Bem espero que vocês tenham gostado e aproveitando tenho que agradecer o pessoal do DC-SWAT - (link será disponibilizado na semana que vem) - site que sempre tem muitas novidades relacionadas a games e no qual eu achei esse tutorial.

Mas, tenho algo a dizer:

Eu fiz esse tutorial e funciona perfeitamente no DC, mas...

Pra se obter uma melhor qualidade de imagem, NO MEU DREAMCAST, foi feito a seguinte configuração.

Ao invés de utilizar do sistema de cor PAL-M, coloquei NTSC. Com isso a qualidade da imagem ficou nitidamente melhor (graças a.... Nitidez, mesmo. Parece que as cores ficam melhor e não aparenta ter interferências. De resto, fizemos identico ao que está no post.

Ah sim, Deem um jeito de arrumar um jogo europeu para fazer os testes. Recomendo os KOF, já que a maioria das ISOs que existem na net, são da versão EURO.

Pra quem quer ver em video, existem no youtube.



As partes 2 e 3 tem outros contextos, que serão postados depois, em outros tópicos.
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais Dreamcast Empty Re: Tutoriais Dreamcast

Mensagem por Edi (FZ2D) Qui Out 13, 2011 1:08 am

Aeeeeeeeeee.....................


Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento conosco Smile
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 38
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais Dreamcast Empty Re: Tutoriais Dreamcast

Mensagem por error Qui Out 13, 2011 3:20 pm

Valeu, +rep Very Happy
error
error
Administrador
Administrador

Mensagens : 1053
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 31
Localização : Tokyo-to

https://segaforever.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais Dreamcast Empty Re: Tutoriais Dreamcast

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos