Últimos assuntos
» Sega Cd com leitor "batendo"
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeSeg Maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeSex Maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

» Tópico Oficial de Aquisições
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeQui Abr 14, 2016 11:26 pm por JOSEPH ROBERT

» Documentários e Reportagens Relacionadas a Games
Tutoriais Saturn I_icon_minitimeQua Abr 13, 2016 4:50 pm por JOSEPH ROBERT

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Conectar-se

Esqueci minha senha

Tutoriais Saturn

Ir em baixo

Tutoriais Saturn Empty Tutoriais Saturn

Mensagem por Pegasuskyu em Qua Out 12, 2011 10:53 pm

Bom, estou iniciando este tópico e ...(O mesmo blábláblá de sempre...) ....Portanto, o primeiro post é guardado para ser a database de links úteis.

[quote=Links]
[/quote]

Acho que não preciso de lembrar que, TODOS os tutoriais devem ser seguidos a risca e, NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS CAUSADOS.... Ah, aquele papo de 'tirar o corpo fora' caso algo dê errado, certinho?

Última edição por pegasuskyu em Qua Out 12, 2011 11:10 pm, editado 2 vez(es)
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Tutoriais Saturn Empty Re: Tutoriais Saturn

Mensagem por Pegasuskyu em Qua Out 12, 2011 11:08 pm

Agradecimentos ao user Shoometsu, do fórum SNK-NEOFIGHTERS por ter postado o tutorial e por ter TESTADO em seu Sega Saturn:

Dpois de muitos anos sem vontade de fazer aqueles mods q envolviam furar carcaça de vg pra por chavinhas, eis q me deparo com uma solucao totalmente sem switches, num tuto. o q ele faz:

- alterna entre as regioes usa/eur/jap e permite também alternar entre 50/60hz em qualquer uma das regioes
- tudo isso e controlado pelo tempo em que se pressiona o reset, tao unica e somente

video dele funfando aki em casa ontem (celular msm, qualidade baixa):

caracteristicas:

- o mod envolve trocar o led do power original do saturn por um que alterne entre tres cores, onde cada uma foi atribuida pra uma regiao (verde:usa; vermelho: jap; laranja: eur)
- precisa gravar o programa do no site em um PIC 16f630, e usando um gravador proprio pra tal (consegui td na santa ifigenia). como o src esta disponivel, modifikei a ordem da regiao e as cores atribuidas em relacao ao original. quem ver os video do site do tuto vai poder comparar. por fim, monta-se um circuito (parece outro modchip no console) pra acoplar o pic.

enfim, ontem minha tarde de domingo até as (das 15h ate as 22h) passei fazendo e testando isso. agradecimentos ao meu pai, q me ajudou a encontrar as peças e soldar os fios na mobo do saturn (ele e tecnico, e eu sou pessimo com solda). acabei so montando o circuito e soldando os fios q vao na mobo do saturn XD

fica a dica de mod extremamente util e funcional

Sega Saturn Switchless Mod

This mod allows the Sega Saturn to run games from any Region, and also allows 50/60Hz switching. The best part is its all controlled by the Saturn's reset switch!

Parts Needed:
Vero Board (8x8 Minimum)
1x 100nf Capacitor
PIC 16f630
PIC Holder (Optional)
2x 220 Ohm Resistors
Wire (0.2mm or smaller)
PIC Programmer
Hex Code (LINK para o Hex Code será postado na semana que vem. Desculpa o mal jeito)

Watch the below vids for creation of the board and installation. I have listed the common Jumper locations in the chart below the videos, as well as a diagram of the board layout..
(ATENÇÃO! Videos no idioma INGLÊS SEM LEGENDAS!)

Part 1 of Sega Saturn Switchless Mod. This video covers building the chip.

Part 2 of the Saturn Switchless Mod. This video covers installing the chip and testing..

Common Jumper Locations:

Tutoriais Saturn Satjumpers1Tutoriais Saturn Satjumpers1-1

Tutoriais Saturn Satjumpers2Tutoriais Saturn Satjumpers2-1

Tutoriais Saturn Satjumpers3Tutoriais Saturn Satjumpers3-1

Tutoriais Saturn Satjumpersh1Tutoriais Saturn Satjumpersh1-1

Tutoriais Saturn Satjumpersh2-1Tutoriais Saturn Satjumpersh2

Tutoriais Saturn Nz_saturnTutoriais Saturn Nz_saturn2

50/60Hz Wire
If the method shown in my video doesn't work on your motherboard, or the points aren't there, then you need to find the Sega IC marked 315-5690 .. Sometimes this is labelled as IC14 on the motherboard. You need to lift Pin 79 from the IC, and solder the 50/60Hz wire to that. Use the below pictures to give you a bit of a guide:

Tutoriais Saturn Pin79Tutoriais Saturn Pin79-2

Mod Chip Layout

Tutoriais Saturn ModChip

Acho que não preciso de lembrar que, TODOS os tutoriais devem ser seguidos a risca e, NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS CAUSADOS.... Ah, aquele papo de 'tirar o corpo fora' caso algo dê errado, certinho?
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qui Out 13, 2011 1:09 am

Aeeeeeeeeee.....................

Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento conosco Smile
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

http://www.edireviews.blogspot.com/

Mensagem por error em Qui Out 13, 2011 3:22 pm

Valeu, +rep Very Happy

Tutoriais Saturn Atari2600Tutoriais Saturn IconnesTutoriais Saturn N64Tutoriais Saturn EmoticonsnesTutoriais Saturn GameboycolorTutoriais Saturn EmoticongbaspTutoriais Saturn IcondsTutoriais Saturn SmswTutoriais Saturn Segagenesismodel2Tutoriais Saturn Saturn3Tutoriais Saturn Icondc2Tutoriais Saturn 79572637Tutoriais Saturn Iconps2Tutoriais Saturn IconpspTutoriais Saturn Xbox360qTutoriais Saturn Wiiq
error
error
Administrador
Administrador

http://segaforever.forumeiros.com

Mensagem por Edi (FZ2D) em Ter Nov 29, 2011 9:33 pm

Hoje cheguei em casa e fui seco tentar chavear o Sega Saturn, porém, fiquei muito angustiado com o resultado ruim de minha parte Sad
Compriendi perfeitamente aonde ficam os jumpers e tentei soldá-los pela parte de trás da placa, porém, os fio que eu utilizei não eram muito flexiveis e também tive muita dificuldade ao soldar.

Acho que quase destrui a chave também. A memória do meu console com os saves acabou sendo apagada e quando mudava a chave para NTSC-1 (Jp) o console não ligava e quase que destrui meu desbloqueio Sad

Amanha vou tentar de novo 🆒
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagem por Edi (FZ2D) em Dom Dez 04, 2011 11:59 am

O chaveamento foi resolvido. O que havia acontecido?
Quando a chave estava em NTSC-U o console funcionava normalmente, porém, quando eu movia esa chave para NTSC-J, o console não ligava. Isso ocorreu devido a minha inocencia e impericia com eletronica. eu não havia removido os jumps originais do console :lolol:

Os tutoriais dizem que esses jumps, deveriam estar em JP6 ligando 5V ao ponto A e em JP11, lingando o ponto C ao GND, porém, no meu console os jumps originais estavam em JP7 e JP10. Meu console é um Tec Toy segunda edição, o que tem os botões redondos, porém, haviam mais jumps originais nele, e como em nenhum tutorial mencionava esses jumps adicionais, desconsiderei e removi apenas os que estavam no tutorial.

Tutoriais Saturn 101
Meu console estava assim

Como eu disse acima, removi os jumps do JP7 e do JP10 sem mecher em nada que eu ja havia feito, mas pra minha surpresa e susto, o console ja não ligava mais e fazia um barulho esquisito. Foi ai que eu disse: Fudeu, queimei a placa mãe.............. :fuuu:

Como eu sou teimoso e insistente, fui novamente, no outro dia, refazer tudo que eu havia feito, inclusive as soldas na placa mãe e na chave. Comprei outra chave e fios novos na lojinha de eletronica e mão a obra, mas agora com mais concentração e ajuda de latinhas de cverveja 🆒

A primeira coisa foi remover os jumps que ainda estavam la (JP8 e JP13) e isolei todos os outros pontos para que houvesse o imprevisto da solda escorrer para outros pontos e refiz a solda dos fios, inclusive na chave nova...

Tutoriais Saturn 51
Tutoriais Saturn 52
Tutoriais Saturn 53

Encontrei um ponto estratégico para passar os fios e fixar a chave...

Tutoriais Saturn 54
Tutoriais Saturn 55
Tutoriais Saturn 58

Para que pudesse fechar o console, foi necessário que eu quebrasse uma nervura na parte superior da carcaça, pois ele dava interferencia extamente no local que a chave estava, impedindo que eu conseguisse fechar o console.
Depois disso, tive também que tirar os fios que estavam passando por debaixo do leitor, pois quando a tampa do console fechava, ela forçava um dos fios. A lateral direita do console tem espaço suficiente para passar os fios livremente sem que cause problemas em local algum.

O resultado foi unanimidade e lindo :awessome:

Tutoriais Saturn 59
Tutoriais Saturn 56
Tutoriais Saturn 57

Depois do processo, testei o KOF '95 que funciona com um cartucho em conjunto e outros jogos japoneses, assim, como também coloquei um jogo americano com a chave na posição NTSC-J e virse e versa.

Quanto eu gastei? R$ 2,00 da chave, R$ 0,60 por um metro de fio duplo, que corte no meio e parti fazendo quatro fios e seis latinhas de Itaipava :lolol:
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagem por Colares em Seg Dez 05, 2011 12:19 am

Que massa! Eu nunca tive coragem de fazer isso no meu console. Agora vc vai poder jogar todos os títulos japoneses (que são em maior número e melhores) e europeus sem o trabalho de mudar a região da iso e , ainda, podendo utilizar os discos originais de todas as regiões. Quando o console fica em região Japonesa o formato dele fica diferente..na hora não aparece am e pm como na região americana.

Tutoriais Saturn Hs9f7a Tutoriais Saturn 11jlqo1Tutoriais Saturn 2z709okTutoriais Saturn 2h50lcwTutoriais Saturn 2nu0qw8Tutoriais Saturn Egis3Tutoriais Saturn 2rmr2plTutoriais Saturn 2my84z4Tutoriais Saturn 4sz89cTutoriais Saturn J9nfy8Tutoriais Saturn 5ozf9cTutoriais Saturn 4u9j5i

Tutoriais Saturn 2dqpnvd
Colares
Colares
Moderador
Moderador

Mensagem por Toadjbp em Seg Dez 05, 2011 10:05 am

Edi (FZ2D) escreveu:
O chaveamento foi resolvido. O que havia acontecido?
Quando a chave estava em NTSC-U o console funcionava normalmente, porém, quando eu movia esa chave para NTSC-J, o console não ligava. Isso ocorreu devido a minha inocencia e impericia com eletronica. eu não havia removido os jumps originais do console :lolol:

Os tutoriais dizem que esses jumps, deveriam estar em JP6 ligando 5V ao ponto A e em JP11, lingando o ponto C ao GND, porém, no meu console os jumps originais estavam em JP7 e JP10. Meu console é um Tec Toy segunda edição, o que tem os botões redondos, porém, haviam mais jumps originais nele, e como em nenhum tutorial mencionava esses jumps adicionais, desconsiderei e removi apenas os que estavam no tutorial.

Tutoriais Saturn 101
Meu console estava assim

Como eu disse acima, removi os jumps do JP7 e do JP10 sem mecher em nada que eu ja havia feito, mas pra minha surpresa e susto, o console ja não ligava mais e fazia um barulho esquisito. Foi ai que eu disse: Fudeu, queimei a placa mãe.............. :fuuu:

Como eu sou teimoso e insistente, fui novamente, no outro dia, refazer tudo que eu havia feito, inclusive as soldas na placa mãe e na chave. Comprei outra chave e fios novos na lojinha de eletronica e mão a obra, mas agora com mais concentração e ajuda de latinhas de cverveja 🆒

A primeira coisa foi remover os jumps que ainda estavam la (JP8 e JP13) e isolei todos os outros pontos para que houvesse o imprevisto da solda escorrer para outros pontos e refiz a solda dos fios, inclusive na chave nova...

Tutoriais Saturn 51
Tutoriais Saturn 52
Tutoriais Saturn 53

Encontrei um ponto estratégico para passar os fios e fixar a chave...

Tutoriais Saturn 54
Tutoriais Saturn 55
Tutoriais Saturn 58

Para que pudesse fechar o console, foi necessário que eu quebrasse uma nervura na parte superior da carcaça, pois ele dava interferencia extamente no local que a chave estava, impedindo que eu conseguisse fechar o console.
Depois disso, tive também que tirar os fios que estavam passando por debaixo do leitor, pois quando a tampa do console fechava, ela forçava um dos fios. A lateral direita do console tem espaço suficiente para passar os fios livremente sem que cause problemas em local algum.

O resultado foi unanimidade e lindo :awessome:

Tutoriais Saturn 59
Tutoriais Saturn 56
Tutoriais Saturn 57

Depois do processo, testei o KOF '95 que funciona com um cartucho em conjunto e outros jogos japoneses, assim, como também coloquei um jogo americano com a chave na posição NTSC-J e virse e versa.

Quanto eu gastei? R$ 2,00 da chave, R$ 0,60 por um metro de fio duplo, que corte no meio e parti fazendo quatro fios e seis latinhas de Itaipava :lolol:
Diz uma coisa, este chaveamento que você fez é so para japonês e americano, correto?

Moderador
Moderador

Mensagem por Edi (FZ2D) em Seg Dez 05, 2011 1:48 pm

toadjbp escreveu:Diz uma coisa, este chaveamento que você fez é so para japonês e americano, correto?

Exato. Como ele tem muitos jumps, com certeza no meio deve existir uma ligação em que a região do console muda para PAL-E.

Tutoriais Saturn Chaveamentosaturn01

Acredito que a ligação entre JP10 e JP12 deixe seu console europeu Smile
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagem por Pegasuskyu em Qui Dez 08, 2011 9:18 pm

Edi, desculpa a picuinha que estava acontecendo na hora que estávamos no MSN. Estava tendo problemas com 'dona leoa' porque eu lavei as minhas camisas do trampo e não lavei as dela.... Mas isso é coisa simples!

Sobre o serviço que vc fez, realmente ficou interessante, MAS...

Vamos aos primeiros detalhes:

Tutoriais Saturn 52

Analizando essa imagem, dá pra entender uma coisa, que é o que está trazendo a vc, dores de cabeça com chiados.

A primeira coisa que vc vai fazer é REVISAR esses fios.

Como assim?

Simples. Eles ficaram bem soldados (Até demais, eu acho), então, minha instrução é: TROQUE OS FIOS. Vc colocou fios grossos DEMAIS! Tente arrumar dos fios que o pessoal usa pra instalar os MOD-Chips no PS2:

Tutoriais Saturn Gndwire

Os fios grossos demais, tendem a ficar 'fora' do local soldado, podendo criar curto e, consequentemente, fazendo com que vc tenha erros no videogame.

Troque os fios e solde com mais calma que vc vai conseguir fazer um serviço 'top de linha'.

Depois, posta aí se mudou algo, okay?
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Edi (FZ2D) em Sex Dez 09, 2011 4:28 pm

Na verdade o problema não foi o chaveamento.
Ele ficou perfeito. O problema, é que simplesmente meu console não lia o cartucho de RAM de 1Mb, dai fiz uma limpeza com uma escova de dente, que dobrei em L e acabei exagerando um pouco no uso do alcool :fal:

O troço deu um pau fudido. Dai eu abri o console e sequei tudo, mas tava tão bravo que coloquei ele na caixa pra não quebrá-lo de raiva 🆒

Eu sou o tipo de pessoa que não se conforma com um erro desses, tão banal, daí, hoje cheguei do trabalho determinado a consertar. Peguei o secador de cabelos da Alessandra, mirei no slot do cartucho sem abrir o console e dei uma geralzinha por mais ou menos uns ttrês minutos 🆒

Voalaaaaaaaaaaaaa

O secador da Alessandra consertou o chiado que estava saindo durante o jogo ainda por cima fez o console ler o cartucho de RAM :lolol:

Lembrando que ele lia normalmente cartuchos de ROM. Viva ao secador de cabelo da Alessandra 🆒
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagem por Colares em Dom Dez 11, 2011 10:27 am

Edi (FZ2D) escreveu:
Na verdade o problema não foi o chaveamento.
Ele ficou perfeito. O problema, é que simplesmente meu console não lia o cartucho de RAM de 1Mb, dai fiz uma limpeza com uma escova de dente, que dobrei em L e acabei exagerando um pouco no uso do alcool :fal:

O troço deu um pau fudido. Dai eu abri o console e sequei tudo, mas tava tão bravo que coloquei ele na caixa pra não quebrá-lo de raiva 🆒

Eu sou o tipo de pessoa que não se conforma com um erro desses, tão banal, daí, hoje cheguei do trabalho determinado a consertar. Peguei o secador de cabelos da Alessandra, mirei no slot do cartucho sem abrir o console e dei uma geralzinha por mais ou menos uns ttrês minutos 🆒

Voalaaaaaaaaaaaaa

O secador da Alessandra consertou o chiado que estava saindo durante o jogo ainda por cima fez o console ler o cartucho de RAM :lolol:

Lembrando que ele lia normalmente cartuchos de ROM. Viva ao secador de cabelo da Alessandra 🆒
que beleza hein! Na Eletrônica, um secador de cabelo pode ser bastante útil!

Tutoriais Saturn Hs9f7a Tutoriais Saturn 11jlqo1Tutoriais Saturn 2z709okTutoriais Saturn 2h50lcwTutoriais Saturn 2nu0qw8Tutoriais Saturn Egis3Tutoriais Saturn 2rmr2plTutoriais Saturn 2my84z4Tutoriais Saturn 4sz89cTutoriais Saturn J9nfy8Tutoriais Saturn 5ozf9cTutoriais Saturn 4u9j5i

Tutoriais Saturn 2dqpnvd
Colares
Colares
Moderador
Moderador

Mensagem por PhantonXX360 em Sex Set 11, 2015 6:59 pm

Opa blz tô vendo que você manja bastante de Saturno, eu tenho aquele Saturno verde translucido Japonês que a TT colocou aquela plaquinha para deixar ele PAL-M, eu queria voltar ele pra NTSC U de novo, eu vi um tuto aqui no forum porém não tem as fotos. Você teria essas fotos ou algum outro tuto pra me ajudar? Agradeço desde já abs

PhantonXX360
Recém chegado
Recém chegado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: