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[Tutorial] Emulando o Amiga.
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[Tutorial] Emulando o Amiga.
Fala galera. Eu há muito tempo fiz um tutorial sobre como emular o Commodore Amiga e suas variações. Ele é meio old (2008), mas continua valendo. Ele foi primeiramente publicado por mim no Fórum Retrobits
O intuito deste tutorial é ajudar a quem quizer emular o Commodore Amiga. Este emulador é bastante complexo, pois o Amiga, além de ter várias versões (Amiga 500, 500+, 600, 1200, 4000, Amiga CD32, Arcadia, etc.), cada uma dessas configurações possuia chipsets, sistemas operacinais e particularidades diferentes uns dos outros, e nem sempre eles eram compativeis entre sí, nativamente falando. Existiu também vários softwares e hardwares que proporcionavam esta compatibilidade, porém sua emulação continua em desenvolvimento.
O Winuae é o emulador que iremos usar. A que foi utilizada na ocasião foi a versão 1.6.0 Public Beta 11. Porém as versões posteriores seguem mais ou menos o mesmo layout, então sem problemas. E por ser uma versão beta, considere que nem tudo está perfeito e que certos aspectos do mundo Amiga não estão emulados corretamente, ou talvez não haja suporte ainda. Mas como o nosso objetivo final é games, talvez esta falta de suporte de alguns recursos não nos prejudique.
Começando:
Bem, a primeira coisa a ser fazer é baixar os arquivos que iremos utilizar.
Emulador WinUAE 2.3.0: AQUI
Kickstarts Roms: AQUI
Bom, com posse desses arquivos, vamos em frente!!!
Emulando jogos em disquetes:
Bom, a moiria das roms do Amiga provenientes de disquetes de 5 /14" ou de 3,5", sejam eles de alta ou baixa densidade, estão na sua maioria em arquivos .ADF (tipo mas comum disponibilizado pela internet). Apesar de haver outros tipos de formatos de arquivos, não vou entrar em detalhes pois o esquema de funcionamento é o mesmo. Usarei dois jogos para ilustrar o funcionamento do emulador, pois há algumas situações que ocorrem em determinados jogos, e este dois títulos abrangem todas estas situações. Então antes de mais nada, vamos baixá-los.
Rom do jogo Castlevania: AQUI
Rom do jogo Final Fight (disco 1 de 2):AQUI
Rom do jogo Final Fight (disco 2 de 2) AQUI
Mesmo esquema as ROMs. Se você tiver dificuldade ou o que o link possa ser inserido aqui, MP!
Baixou?? Vamos lá...
1° etapa: Instalando e configurando o emulador.
Primeiramente vamos criar uma pasta para o nosso emulador. Eu criei diretamente na raiz c:\ numa pasta chama Amiga. Você poderá criar em outro lugar e em outro drive com outro nome, não há problemas. Descompacte o emulador nesta pasta e abra-a (a pasta). Sua pasta estará assim, com apenas um arquivo .EXE:
Clique no arquivo winuae e aparecerá a seguinte tela:
Clique em OK, a tela abaixo se abrirá e saia do emulador clicando em Quit.
Veja que sua estrutura de pasta mudou. Agora ela está assim (significa que o emulador foi instalado corretamente):
Agora, crie uma pasta chamada Kickstart Roms, e dentro dela descompacte as próprias Kickstarts. O conteúdo desta pasta é este:
Abra o emulador, em paths no campo System Roms, selecione a pasta Kickstart Roms.
Após feito isto, esta tela se abrirá. Note que tem algumas kickstarts faltando mas para o que a gente quer não fará falta. Clique em OK.
Agora vamos configurar o restante do emulador.
Em Game Ports, configure igual a tela abaixo.
Note que sempre pro Amiga, o Port 0 será sempre o mouse, e o Port 1 será sempre para configurações de teclado ou joystic (note que eu não testei o joystic pelo simples fato de não possuir um. Se alguém testar, configurar corretamente e funcionar, me mande MP que incluo esta informação aqui com o devido crédito. )
Em InPut, ao lado de Compatibility Mode, selecione o teclado, igual a tela abaixo.
Em Pri. & Extensions, configure o When Active conforme a tela abaixo. De resto, deixe como está.
Em Display, mostrarei duas configurações. Em tela cheia ou em modo janela.
Para tela cheia, configure conforme tela abaixo.
Para modo janela, conforme tela abaixo.
Vá agora em Quickstart e configure igual a tela abaixo.
OBS: Esta configuração roda cerca de 80% dos jogos em disquetes do amiga.
Agora o mais importante: Vamos salvar a nossa configuração, pois toda vez que iniciarmos o emulador, ele estará na configuração default, e nós não queremos configurar tudo novamente, não é mesmo? Então vá em configurations, no campo Name escreva 500+ (pois estaremos emulando este sistema em especial) e em Description escreva Jogos em disquetes ADF (pra saber o que você está emulando). Por fim, clique em Save, igual a tela abaixo.
Quer saber se salvou mesmo? Após clicar em save, a tela fica assim, ó:
Agora, feche o emulador.
Veja seu arquivo de configuração que foi criado dentro da pasta configurations.
Crie uma pasta chamada Roms ADF.
Descompacte nela os jogos Castlevania e Final Fight. O conteúdo dela ficará assim:
Inicie novamente o emulador e vá em Configurations, escolha nossa configuração 500+ e clique em Load.
OBS: Toda vez que se iniciar o emulador, este procedimento deverá ser feito, pois o emulador não salva a última configuração utilizada, sempre iniciará a default.
2° etapa: Rodando os jogos.
Agora vamos rodar o jogo Castlevania (aehhhhh, até que em fim )
Se lembra que lá no início eu disse que para jogos em disquete havia algumas situações? Então vamos conhece-las!
1° Situação: Jogos que utilizam apenas um disco.
Em Quickstart, clique em Select Disk Image.
Selecione o jogo Castlevania na pasta Roms ADF e clique em Start.
Espere o jogo carregar e.... Aeehhhh!!!! Jogue Castlevania!!!!
2° Situação: Jogos que pedem códigos de acesso.
É rapaziada. Assim como existia códigos de proteção nos antigos jogos em disquetes para o MS-DOS, no Amiga não era diferente, tudo para evitar a pirataria. Existe duas soluções.
Solução 1: Ache uma rom "crakeada", que é o caso da nossa rom do Castlevania, digite qualquer porcaria e aperte enter (ou outro botão, vai depender do jogo) e o jogo irá iniciar normalmente.
Solução 2: Esta é a mais difícil. Tenha ou obtenha os códigos originais do jogo.
3° Situação: Jogos que utilizem dois ou mais discos.
Esse caso, será ilustrado pelo jogo Final Fight (dois discos). Há duas formas de se rodar este tipo de jogo.
Forma 1:
Tal qual o jogo castlevania, em Quickstart, selecione o primeiro disco e clique em Start.
Aeeeehhhhh..... o jogo Final Fight também tá rodando....
Ué, o que é isso?
Isso é o jogo pedindo pra trocar o disco filhão. Precione F12 e a tela principal do emulador irá aparecer novamete deixando a tela do jogo em segundo plano. Lá no Emulated Floppy Drive, clique em Eject.
Vá em Select Disk Image, selecione o disco 2 do Final Fight e clique em OK.
Você voltará para esta mesma tela. Precione espaço (ou outra tecla, dependendo do jogo):
OBS: Note que o Final Fight irá pedir pra você trocar de disco novamente, repita o processo novamente trocando o disco dois pelo um, aguarde o carregamento e.... Aeeeehhhhhh, jogue Final Fight.
Forma 2: Esta 2° forma é através do Disk Swapper. Você deve tá pensando que, pelo o que o nome sugere, será automático, não precisando fazer "manualmente" que nem a forma 1, certo? ERRADO! Aqui terá que ser feito a troca manualmente também. Me parece que tem jogo que não aceita a 1° forma, por isso existe esta "alternativa". Concordo com você, serviço de porco mesmo, tomara que seja corrigido nas versões futuras deste emulador. Veja como se faz.
No Disk Swapper, primeiramente selecione o local da "lista" aonde será posicionado o dico e vá no Insert Floppy Disk Image selecione a imagem em sí. Repita este processo para cada disco do jogo (no caso do Fina Fight são apenas dois discos).
Note que o primeiro da lista é sempre o disco um, o segundo é sempre o disco dois e assim por diante. Note também que o drive DF0: tera que estar sempre selecionado no disco qual se deve carregar. Você troca a "posição" do drive clicando no "vazio" do campo Drive ao lado do nome da rom. Depois disso, clique diretamente em OK, pois não será preciso ir ao Quickstart.
Quando o jogo pedir para trocar o disco, precione F12, vá no Disk Swapper, troque a "posição" do drive, clique em Ok, e no caso do Final Fight, precione espaço e espere o jogo carregar. Note que esse procedimento, tal qual a forma 1, deverá ser executado toda vez que o jogo pedir para trocar o disco, falou?
Algumas considerações finais na emulação de jogos de disquetes:
1- Como disse lá no início, 80% dos jogos rodam na boa na configuração apresentada. Os 20% restantes podem exigir que se altere o sistema. Nesse caso, todas as configurações iniciais do emulador são válidas, exceto a das Quickstart, onde no campo Emulated Hardware, deverá ser trocado o Model (do A500 ao A4000), e/ou a Configuration (expansão de ram ou outras características referente ao modelo escolhido), por tentativa e erro, ou se você já souber a "configuração" que o jogo exige. Vale lembrar também que os modelos assima do A4000 não suportam os jogos em disquetes.
2- O emulador por ser um Beta, talvez não suporte o seu jogo. Ou seu jogo para funcionar perfeitamente necessite de um periférico que não é emulado (total ou parcialmente).
3- Diferentemente das roms No-Intro (que são a cópia perfeita da mídia original), as Tosec's (que é o nosso caso aqui) possui muitas roms do tipo craks, hacks, homebrew, bad dumps, over dumps e outras porcarias que não fucionam (total ou parcialmente), sejam elas por não funcionarem mesmo ou por que o emulador não as suportem. Portanto separe o joio do trigo.
4- Jogos que possuem mais de dois discos só funcionarão se todos os discos forem da mesma "fonte". Explico: Por exemplo a rom "Carro (disco 1/2).adf" só irá funcionar com a rom "Carro (disco 2/2).adf", não funcionará com a rom "Carro (disco 2/2) [a!].adf", pois a terminação do CRC é diferente. Portanto não adianta renomear, que não irá funcionar, ok?
Fim da 1° parte. Continua....
O intuito deste tutorial é ajudar a quem quizer emular o Commodore Amiga. Este emulador é bastante complexo, pois o Amiga, além de ter várias versões (Amiga 500, 500+, 600, 1200, 4000, Amiga CD32, Arcadia, etc.), cada uma dessas configurações possuia chipsets, sistemas operacinais e particularidades diferentes uns dos outros, e nem sempre eles eram compativeis entre sí, nativamente falando. Existiu também vários softwares e hardwares que proporcionavam esta compatibilidade, porém sua emulação continua em desenvolvimento.
O Winuae é o emulador que iremos usar. A que foi utilizada na ocasião foi a versão 1.6.0 Public Beta 11. Porém as versões posteriores seguem mais ou menos o mesmo layout, então sem problemas. E por ser uma versão beta, considere que nem tudo está perfeito e que certos aspectos do mundo Amiga não estão emulados corretamente, ou talvez não haja suporte ainda. Mas como o nosso objetivo final é games, talvez esta falta de suporte de alguns recursos não nos prejudique.
Começando:
Bem, a primeira coisa a ser fazer é baixar os arquivos que iremos utilizar.
Emulador WinUAE 2.3.0: AQUI
Kickstarts Roms: AQUI
Bom, com posse desses arquivos, vamos em frente!!!
Emulando jogos em disquetes:
Bom, a moiria das roms do Amiga provenientes de disquetes de 5 /14" ou de 3,5", sejam eles de alta ou baixa densidade, estão na sua maioria em arquivos .ADF (tipo mas comum disponibilizado pela internet). Apesar de haver outros tipos de formatos de arquivos, não vou entrar em detalhes pois o esquema de funcionamento é o mesmo. Usarei dois jogos para ilustrar o funcionamento do emulador, pois há algumas situações que ocorrem em determinados jogos, e este dois títulos abrangem todas estas situações. Então antes de mais nada, vamos baixá-los.
Rom do jogo Castlevania: AQUI
Rom do jogo Final Fight (disco 1 de 2):AQUI
Rom do jogo Final Fight (disco 2 de 2) AQUI
Mesmo esquema as ROMs. Se você tiver dificuldade ou o que o link possa ser inserido aqui, MP!
Baixou?? Vamos lá...
1° etapa: Instalando e configurando o emulador.
Primeiramente vamos criar uma pasta para o nosso emulador. Eu criei diretamente na raiz c:\ numa pasta chama Amiga. Você poderá criar em outro lugar e em outro drive com outro nome, não há problemas. Descompacte o emulador nesta pasta e abra-a (a pasta). Sua pasta estará assim, com apenas um arquivo .EXE:
Clique no arquivo winuae e aparecerá a seguinte tela:
Clique em OK, a tela abaixo se abrirá e saia do emulador clicando em Quit.
Veja que sua estrutura de pasta mudou. Agora ela está assim (significa que o emulador foi instalado corretamente):
Agora, crie uma pasta chamada Kickstart Roms, e dentro dela descompacte as próprias Kickstarts. O conteúdo desta pasta é este:
Abra o emulador, em paths no campo System Roms, selecione a pasta Kickstart Roms.
Após feito isto, esta tela se abrirá. Note que tem algumas kickstarts faltando mas para o que a gente quer não fará falta. Clique em OK.
Agora vamos configurar o restante do emulador.
Em Game Ports, configure igual a tela abaixo.
Note que sempre pro Amiga, o Port 0 será sempre o mouse, e o Port 1 será sempre para configurações de teclado ou joystic (note que eu não testei o joystic pelo simples fato de não possuir um. Se alguém testar, configurar corretamente e funcionar, me mande MP que incluo esta informação aqui com o devido crédito. )
Em InPut, ao lado de Compatibility Mode, selecione o teclado, igual a tela abaixo.
Em Pri. & Extensions, configure o When Active conforme a tela abaixo. De resto, deixe como está.
Em Display, mostrarei duas configurações. Em tela cheia ou em modo janela.
Para tela cheia, configure conforme tela abaixo.
Para modo janela, conforme tela abaixo.
Vá agora em Quickstart e configure igual a tela abaixo.
OBS: Esta configuração roda cerca de 80% dos jogos em disquetes do amiga.
Agora o mais importante: Vamos salvar a nossa configuração, pois toda vez que iniciarmos o emulador, ele estará na configuração default, e nós não queremos configurar tudo novamente, não é mesmo? Então vá em configurations, no campo Name escreva 500+ (pois estaremos emulando este sistema em especial) e em Description escreva Jogos em disquetes ADF (pra saber o que você está emulando). Por fim, clique em Save, igual a tela abaixo.
Quer saber se salvou mesmo? Após clicar em save, a tela fica assim, ó:
Agora, feche o emulador.
Veja seu arquivo de configuração que foi criado dentro da pasta configurations.
Crie uma pasta chamada Roms ADF.
Descompacte nela os jogos Castlevania e Final Fight. O conteúdo dela ficará assim:
Inicie novamente o emulador e vá em Configurations, escolha nossa configuração 500+ e clique em Load.
OBS: Toda vez que se iniciar o emulador, este procedimento deverá ser feito, pois o emulador não salva a última configuração utilizada, sempre iniciará a default.
2° etapa: Rodando os jogos.
Agora vamos rodar o jogo Castlevania (aehhhhh, até que em fim )
Se lembra que lá no início eu disse que para jogos em disquete havia algumas situações? Então vamos conhece-las!
1° Situação: Jogos que utilizam apenas um disco.
Em Quickstart, clique em Select Disk Image.
Selecione o jogo Castlevania na pasta Roms ADF e clique em Start.
Espere o jogo carregar e.... Aeehhhh!!!! Jogue Castlevania!!!!
2° Situação: Jogos que pedem códigos de acesso.
É rapaziada. Assim como existia códigos de proteção nos antigos jogos em disquetes para o MS-DOS, no Amiga não era diferente, tudo para evitar a pirataria. Existe duas soluções.
Solução 1: Ache uma rom "crakeada", que é o caso da nossa rom do Castlevania, digite qualquer porcaria e aperte enter (ou outro botão, vai depender do jogo) e o jogo irá iniciar normalmente.
Solução 2: Esta é a mais difícil. Tenha ou obtenha os códigos originais do jogo.
3° Situação: Jogos que utilizem dois ou mais discos.
Esse caso, será ilustrado pelo jogo Final Fight (dois discos). Há duas formas de se rodar este tipo de jogo.
Forma 1:
Tal qual o jogo castlevania, em Quickstart, selecione o primeiro disco e clique em Start.
Aeeeehhhhh..... o jogo Final Fight também tá rodando....
Ué, o que é isso?
Isso é o jogo pedindo pra trocar o disco filhão. Precione F12 e a tela principal do emulador irá aparecer novamete deixando a tela do jogo em segundo plano. Lá no Emulated Floppy Drive, clique em Eject.
Vá em Select Disk Image, selecione o disco 2 do Final Fight e clique em OK.
Você voltará para esta mesma tela. Precione espaço (ou outra tecla, dependendo do jogo):
OBS: Note que o Final Fight irá pedir pra você trocar de disco novamente, repita o processo novamente trocando o disco dois pelo um, aguarde o carregamento e.... Aeeeehhhhhh, jogue Final Fight.
Forma 2: Esta 2° forma é através do Disk Swapper. Você deve tá pensando que, pelo o que o nome sugere, será automático, não precisando fazer "manualmente" que nem a forma 1, certo? ERRADO! Aqui terá que ser feito a troca manualmente também. Me parece que tem jogo que não aceita a 1° forma, por isso existe esta "alternativa". Concordo com você, serviço de porco mesmo, tomara que seja corrigido nas versões futuras deste emulador. Veja como se faz.
No Disk Swapper, primeiramente selecione o local da "lista" aonde será posicionado o dico e vá no Insert Floppy Disk Image selecione a imagem em sí. Repita este processo para cada disco do jogo (no caso do Fina Fight são apenas dois discos).
Note que o primeiro da lista é sempre o disco um, o segundo é sempre o disco dois e assim por diante. Note também que o drive DF0: tera que estar sempre selecionado no disco qual se deve carregar. Você troca a "posição" do drive clicando no "vazio" do campo Drive ao lado do nome da rom. Depois disso, clique diretamente em OK, pois não será preciso ir ao Quickstart.
Quando o jogo pedir para trocar o disco, precione F12, vá no Disk Swapper, troque a "posição" do drive, clique em Ok, e no caso do Final Fight, precione espaço e espere o jogo carregar. Note que esse procedimento, tal qual a forma 1, deverá ser executado toda vez que o jogo pedir para trocar o disco, falou?
Algumas considerações finais na emulação de jogos de disquetes:
1- Como disse lá no início, 80% dos jogos rodam na boa na configuração apresentada. Os 20% restantes podem exigir que se altere o sistema. Nesse caso, todas as configurações iniciais do emulador são válidas, exceto a das Quickstart, onde no campo Emulated Hardware, deverá ser trocado o Model (do A500 ao A4000), e/ou a Configuration (expansão de ram ou outras características referente ao modelo escolhido), por tentativa e erro, ou se você já souber a "configuração" que o jogo exige. Vale lembrar também que os modelos assima do A4000 não suportam os jogos em disquetes.
2- O emulador por ser um Beta, talvez não suporte o seu jogo. Ou seu jogo para funcionar perfeitamente necessite de um periférico que não é emulado (total ou parcialmente).
3- Diferentemente das roms No-Intro (que são a cópia perfeita da mídia original), as Tosec's (que é o nosso caso aqui) possui muitas roms do tipo craks, hacks, homebrew, bad dumps, over dumps e outras porcarias que não fucionam (total ou parcialmente), sejam elas por não funcionarem mesmo ou por que o emulador não as suportem. Portanto separe o joio do trigo.
4- Jogos que possuem mais de dois discos só funcionarão se todos os discos forem da mesma "fonte". Explico: Por exemplo a rom "Carro (disco 1/2).adf" só irá funcionar com a rom "Carro (disco 2/2).adf", não funcionará com a rom "Carro (disco 2/2) [a!].adf", pois a terminação do CRC é diferente. Portanto não adianta renomear, que não irá funcionar, ok?
Fim da 1° parte. Continua....
Última edição por Piga em Dom Jul 15, 2012 10:16 am, editado 4 vez(es)
Piga- Recém chegado
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/07/2012
Idade : 54
Re: [Tutorial] Emulando o Amiga.
Emulando jogos em CD do Amiga CD32:
Bom, dando proseguimento ao tutorial sobre a emulação do Amiga e partindo do princípio que você já fez todos os procedimentos anteriores, para emularmos o videogame Amiga CD32 vamos precisar de duas coisas. A primeira é a imagem ISO do jogo de CD e a segunda é uma ferramenta chamada Daemon Tools, que simula drives virtuais de CD/DVD no PC.
O jogo que escolhi foi o Zool: Ninja of the Nth Dimension, que é um joguinho de plataforma legal pacas.
Imagem do jogo Zool: Ninja of the Nth Dimension: AQUI
Ferramenta Daemon Tools: Esse é fácil. Só ir no Google
Baixado os dois arquvos, vamos na pasta aonde está nosso emulador e dentro dela vamos criar uma outra pastas chamada Isos CD32 (para ficar tudo organizado direito ).
Agora dentro desta pasta Isos CD32, descompacte a imagem do jogo Zool deixando habilitado no seu programa ZIP, a opção "restaurar nomes de arquivos e pastas originais". Ficará assim:
Para as imagens isos, sempre deixaremos dentro da pasta Isos CD32 a subpasta com o nome de jogo, pois uma imagem iso contém muitos arquivos e se não fizermos isso, fica tudo bagunçado.
1° etapa: Criando o arquivo do sistema.
Agora, inicie o emulador WinUAE. Se lembra que antes eu disse que toda vez ao iniciarmos o emulador ele volta para as configurações default? Então, vá em Quickstart e no campo Emulated Hardware, configure igual a tela abaixo e clique em Start.
A seguinte tela irá aparecer. Deixe carregar.
Ué? Travou? Não. Esta tela é a tela da bios do sistema do Amiga CD32, este procedimento é feito para que o emulador crie um arquivo de sistema na pasta raiz. Precione F12, a tela principal do emulador aparecerá e esta tela ficará em segundo plano. Apenas clique em Quit.
Olha o arquivo de sistema do Amiga CD32 criado aí. Sem esse arquivo, seria impossível configurar o emulador para este sistema específico.
2° etapa: Configurando o emulador.
Agora vamos configurar o emulador.
Em Display, para tela cheia, configure tal qual a tela abaixo:
Para o modo janela, configure assim:
Em Sound, tudo ficará default, exceto o Sound Buffer Size. Configure igual a tela abaixo:
Em Game Ports, configure assim:
Em Input, configure desta maneira. Note que, diferentemente para os jogos de disquetes, ao lado de Compability, escolheremos Mouse.
Em Pri. & Extensions, configure assim:
Agora vamos salvar a nossa configuração. Em Configurations preencha os campos Name e Description igual a tela abaixo e clique em Save.
Feche o emulador. Se você não instalou o Daemon Tools, agora é uma boa hora para fazê-lo.
3° etapa: Montando a imagem do disco.
Veja na pasta da imagem do jogo Zool, que iremos usar o arquivo .CUE que tem 1,71 KB. Veja só.
Agora inicie o Daemon Tools, lá embaixo na sua tela, perto do relógio, ache seu ícone e clique com o botão direito do mouse.
Vá em Virtual CD/DVD-ROM, definir número de dispositivo.
Habilite um drive. Note que a letra do seu drive será a primeira letra disponível depois da última utilizada pelo seu micro. No meu caso foi F:\ mas pode ser qualquer uma, de A á Z que não fará diferença. Não se preoucupe com isso.
No Virtual CD/DVD-ROM, vá no seu dispositivo (drive virtual) criado. No meu caso, F:\.
Clique em montar imagem.
Se lembra que agora a pouco eu disse usaríamos o arquivo .CUE? É porque o Daemon Tools também reconhece o arquivo .ISO, que nesse caso só contém os arquivos do jogo. A função deste arquivo .CUE é dizer ao Daemon Tools a "ordem" dos arquvios .ISO e .WAV no "CD virtual", para que o emulador "pense" que se trata de um disco original de Amiga CD 32. Depois de selecionar este arquivo .CUE, clique em Abrir.
Se o Autorun do windows estiver habilitado, aparecerá esta tela, como se você tivesse inserido um disco original do Amiga CD32 no drive do seu PC. Olha só.
Feche esta janela.
Agora estamos pronto para rodar o jogo. Aeeeeehhhhh.
4° etapa: Rodando o jogo Zool.
Inicie o emulador, vá em Configurations, selecione o arquivo de configuração CD 32 e clique em Load.
Nas versões anteriores do WinUAE, você deveria configurar em qual drive estaria o disco do Amiga CD32. Neste agora está automático, tanto que esta opção nem existe mais. Por isso disse pra você não se preoucupar com a letra do drive virtual.
Vá em Quickstart e simplesmente clique em Start.
Se o emulador achou o CD, vai aparecer esta tela escrito Amiga CD 32 e o "CD" estará fazendo firula.
Aeeeeeehhhhhh.... O video de entrada. O jogo tá funcionando!!!
Não custa lembrar que os comandos estão nas setas e no teclado numérico, né? E lembre também que o NumLock deve está ativado, ok? E que os comandos variam de jogo para jogo? É isso aí. Play the game. :mrgreen: :mrgreen:
Fim
Bom, dando proseguimento ao tutorial sobre a emulação do Amiga e partindo do princípio que você já fez todos os procedimentos anteriores, para emularmos o videogame Amiga CD32 vamos precisar de duas coisas. A primeira é a imagem ISO do jogo de CD e a segunda é uma ferramenta chamada Daemon Tools, que simula drives virtuais de CD/DVD no PC.
O jogo que escolhi foi o Zool: Ninja of the Nth Dimension, que é um joguinho de plataforma legal pacas.
Imagem do jogo Zool: Ninja of the Nth Dimension: AQUI
Ferramenta Daemon Tools: Esse é fácil. Só ir no Google
Baixado os dois arquvos, vamos na pasta aonde está nosso emulador e dentro dela vamos criar uma outra pastas chamada Isos CD32 (para ficar tudo organizado direito ).
Agora dentro desta pasta Isos CD32, descompacte a imagem do jogo Zool deixando habilitado no seu programa ZIP, a opção "restaurar nomes de arquivos e pastas originais". Ficará assim:
Para as imagens isos, sempre deixaremos dentro da pasta Isos CD32 a subpasta com o nome de jogo, pois uma imagem iso contém muitos arquivos e se não fizermos isso, fica tudo bagunçado.
1° etapa: Criando o arquivo do sistema.
Agora, inicie o emulador WinUAE. Se lembra que antes eu disse que toda vez ao iniciarmos o emulador ele volta para as configurações default? Então, vá em Quickstart e no campo Emulated Hardware, configure igual a tela abaixo e clique em Start.
A seguinte tela irá aparecer. Deixe carregar.
Ué? Travou? Não. Esta tela é a tela da bios do sistema do Amiga CD32, este procedimento é feito para que o emulador crie um arquivo de sistema na pasta raiz. Precione F12, a tela principal do emulador aparecerá e esta tela ficará em segundo plano. Apenas clique em Quit.
Olha o arquivo de sistema do Amiga CD32 criado aí. Sem esse arquivo, seria impossível configurar o emulador para este sistema específico.
2° etapa: Configurando o emulador.
Agora vamos configurar o emulador.
Em Display, para tela cheia, configure tal qual a tela abaixo:
Para o modo janela, configure assim:
Em Sound, tudo ficará default, exceto o Sound Buffer Size. Configure igual a tela abaixo:
Em Game Ports, configure assim:
Em Input, configure desta maneira. Note que, diferentemente para os jogos de disquetes, ao lado de Compability, escolheremos Mouse.
Em Pri. & Extensions, configure assim:
Agora vamos salvar a nossa configuração. Em Configurations preencha os campos Name e Description igual a tela abaixo e clique em Save.
Feche o emulador. Se você não instalou o Daemon Tools, agora é uma boa hora para fazê-lo.
3° etapa: Montando a imagem do disco.
Veja na pasta da imagem do jogo Zool, que iremos usar o arquivo .CUE que tem 1,71 KB. Veja só.
Agora inicie o Daemon Tools, lá embaixo na sua tela, perto do relógio, ache seu ícone e clique com o botão direito do mouse.
Vá em Virtual CD/DVD-ROM, definir número de dispositivo.
Habilite um drive. Note que a letra do seu drive será a primeira letra disponível depois da última utilizada pelo seu micro. No meu caso foi F:\ mas pode ser qualquer uma, de A á Z que não fará diferença. Não se preoucupe com isso.
No Virtual CD/DVD-ROM, vá no seu dispositivo (drive virtual) criado. No meu caso, F:\.
Clique em montar imagem.
Se lembra que agora a pouco eu disse usaríamos o arquivo .CUE? É porque o Daemon Tools também reconhece o arquivo .ISO, que nesse caso só contém os arquivos do jogo. A função deste arquivo .CUE é dizer ao Daemon Tools a "ordem" dos arquvios .ISO e .WAV no "CD virtual", para que o emulador "pense" que se trata de um disco original de Amiga CD 32. Depois de selecionar este arquivo .CUE, clique em Abrir.
Se o Autorun do windows estiver habilitado, aparecerá esta tela, como se você tivesse inserido um disco original do Amiga CD32 no drive do seu PC. Olha só.
Feche esta janela.
Agora estamos pronto para rodar o jogo. Aeeeeehhhhh.
4° etapa: Rodando o jogo Zool.
Inicie o emulador, vá em Configurations, selecione o arquivo de configuração CD 32 e clique em Load.
Nas versões anteriores do WinUAE, você deveria configurar em qual drive estaria o disco do Amiga CD32. Neste agora está automático, tanto que esta opção nem existe mais. Por isso disse pra você não se preoucupar com a letra do drive virtual.
Vá em Quickstart e simplesmente clique em Start.
Se o emulador achou o CD, vai aparecer esta tela escrito Amiga CD 32 e o "CD" estará fazendo firula.
Aeeeeeehhhhhh.... O video de entrada. O jogo tá funcionando!!!
Não custa lembrar que os comandos estão nas setas e no teclado numérico, né? E lembre também que o NumLock deve está ativado, ok? E que os comandos variam de jogo para jogo? É isso aí. Play the game. :mrgreen: :mrgreen:
Fim
Última edição por Piga em Dom Jul 15, 2012 10:32 am, editado 6 vez(es)
Piga- Recém chegado
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/07/2012
Idade : 54
Re: [Tutorial] Emulando o Amiga.
Wow....
Veio pra somar mesmo hein
Quando pesuisava sobre emulação consegui emular o Amiga com esse tutorial. Acho que estava no Gagá Games ou então no Retrobits
+Double REP pelo tutorial
Veio pra somar mesmo hein
Quando pesuisava sobre emulação consegui emular o Amiga com esse tutorial. Acho que estava no Gagá Games ou então no Retrobits
+Double REP pelo tutorial
Re: [Tutorial] Emulando o Amiga.
Poxa, o mundo é pequeno mesmo, então foi você que fez esse tutorial! A algum tempo atraz eu estava procurando por um, e esse foi o melhor que achei
Infelizmente não consegui emular alguns jogos, mas graças a esse tutorial consegui rodar pelo menos um jogo, o Swiv, mas esse emulador é extremamente complicado, talvez o mais dificil de todos, e nem com um tutorial ultra detalhado como o seu fica facil emular ele
Infelizmente não consegui emular alguns jogos, mas graças a esse tutorial consegui rodar pelo menos um jogo, o Swiv, mas esse emulador é extremamente complicado, talvez o mais dificil de todos, e nem com um tutorial ultra detalhado como o seu fica facil emular ele
Odin- Moderador
- Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard
Re: [Tutorial] Emulando o Amiga.
Toma!
Taí um MONTE de MP pra vc postar os links aí (da forma que ficar mais fácil pra gente, okay?)
Taí um MONTE de MP pra vc postar os links aí (da forma que ficar mais fácil pra gente, okay?)
Pegasuskyu- Colaborador
- Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)
Re: [Tutorial] Emulando o Amiga.
Atualizei o tutorial, colocando os links, com excessão do daemon tools, já que é muito fácil de achar e por causa das atualizações, o link muda toda hora.
A última versão do WinUAE é 2.0.3 de Janeiro de 2011.
O site das ROMs / ISOs / Kickstarts é o www.emuparadise.me
Aliás se você quiser baixar de tudo diretamente pelo navegador sem ser por torrent, lá é o lugar. Fica a dica!!
Falow!
A última versão do WinUAE é 2.0.3 de Janeiro de 2011.
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Piga- Recém chegado
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