Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Unidades Opticas de PS1 I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Unidades Opticas de PS1

3 participantes

Ir para baixo

Unidades Opticas de PS1 Empty Unidades Opticas de PS1

Mensagem por Colares Qua Abr 03, 2013 11:00 am

Sem dúvida o Playstation, primeiro console da Sony foi marcado por dar muita dor de cabeça aos seus usuários, devido aos inúmeros problemas apresentados por suas unidade opticas. Mesmo sendo um problema relativamente simples, pois dificilmente o aparelho apresentava problemas de outra natureza, o que faz com que ainda hoje, muitos ainda utilizem, até mesmo os primeiros modelos. Havendo apenas, a necessidade de substituir a sua unidade optica por uma nova. E conseguir uma unidade nova pra ele nos dias de hoje ainda é uma tarefa relativamente fácil.
Com o interesse de ajudar muitos usuários desse sensacional console, resolvi escrever um tópico contendo informações sobre as diferentes unidades opticas lançadas para os diferentes modelos de PS1 lançados ao longo de sua vida. O objetivo é que as pessoas possam conseguir a unidade compatível com a de seu aparelho, ou se capaz de fazer modificações necessárias para ajustá-la no seu modelo.

ANTES ESCLARECENDO UMA COISA: Por que foram tantas unidade diferentes? O Playstation teve alguns problemas de engenharia, no que diz respeito ao seu leitor. Com o passar do tempo a Sony foi melhorando a qualidade do seu leitor, mas em compensação foi reduzindo os custos com a placa. Retirando a entrada svideo, as entradas RCA e posteriormente a entrada paralela (game shark).

UNIDADE OPTICAS

KSM 440 AAM: Foi a primeira unidade lançada. Ela corresponde ao primeiro modelo SCPH 1000, primeiros modelos da série 3000 e 1001. Este último nos EUA NTSC-U/C. Ela possui Flat curto e facilmente quebrável. Feita com partes internas em plástico. Ela é de péssima qualidade. Infelizmente, os primeiros problemas aparecem logo na primeira semana de utilização. Além do fato da unidade ser situada na parte superior à esquerda, ficando próximo à fonte interna do aparelho e sofrendo desgaste por calor proveniente da fonte.


Unidades Opticas de PS1 2qa1flu
Unidades Opticas de PS1 2n6yp1d
Unidades Opticas de PS1 Auilgz
Unidades Opticas de PS1 3507x1w


KSM 440 ACM: Foi a segunda unidade lançada. Ela veio nos modelos SCPH 3000, 3500, 1001, 1002 e 5000. Ela possui ainda o Flat curto. que fez na época muitos substituirem a antiga por essa. Mesmo sofrendo com o calor da fonte, essa unidade já possuia um desempenho bem superior.

Unidades Opticas de PS1 15q7l8m
Unidades Opticas de PS1 Szz9yd
Unidades Opticas de PS1 52ewqt



KSM 440 ADM: Essa unidade é compatível com os modelos SCPH 5500 a 7000. Não só a unidade, mas todo o aparelho sofreu uma modificação. Ela está situada na parte inferior à diretia. Minimizando o desgaste sofrido proveniente do calor da fonte. Possui Flat longo passando por baixo da unidade ao ser ligado à placa do console. Outra característica interessante é que ela possui uma capinha plástica inferior. Isso era para evitar que o Flat fosse visto passando por baixo do pick-up da optica.


Unidades Opticas de PS1 35ap5dv
Unidades Opticas de PS1 I3s17n
Unidades Opticas de PS1 Rho907
Unidades Opticas de PS1 Rj19jd


KSM 440 AEM: Unidade original dos modelos SCPH 7500 e 9000. Melhor unidade. Ela não possui mais a capinha plástica inferior, presente na anterior e seu flat é mais curto. Sendo ligado a placa lateralmente ao pick-up da unidade. Mais uma vez a placa do console sofreu modificações, ficando ainda mais compacta.

Unidades Opticas de PS1 Dbt8na
Unidades Opticas de PS1 331qgs3



KSM 440 BAM: Unidade original presente no PSone. O primeiro console Slim da Sony. Ela é mesma unidade 440 ACM, a única diferença é a carcaça plástica superior, que é semelhante as unidades mais recentes (ou seja um pouquinho maior que a ACM e a AAM) e é cinza. Possui Flat curto.


Unidades Opticas de PS1 Eqqn2q
Unidades Opticas de PS1 Ra826t
Unidades Opticas de PS1 Xg0ch0



COMPATIBILIDADES: Para aqueles que possuem os modelos mais antigos, SCPH 1000 até SCPH 5000, leitor situado próximo à fonte. A unidade optica 440 ACM ou mesmo a 440 BAM (a de PSone) que é facilmente encontrada para venda, pode substituir a original, desde que seja substitúida a carcaça plástica superior no caso da 440 BAM, uma vez que os modelos mais antigos possuem uma abertura menor na carcaça do aparelho. Necessitando colocar a parte de cima original da optica, ou até mesmo cortar a carcaça para poder entrar.

Veja as imagens:

Unidades Opticas de PS1 2w221j6 Unidades Opticas de PS1 35d6l4w

Note que a carcaça de cima é menor. Isso pq os aparelhos antigos possuem uma abertura menor para colocar o pick-up da optica.


Os modelos KSM 440 ADM não originais são facilmente encontrados também para venda. Ela é compatível também com os modelos que utilizam a 440 AEM.

O que não vale o contrário: Os modelos que utilizam a 440 ADM, não são compatíveis com a unidade 440 AEM. Isso se deve ao fato do cabo flat não alcançar a placa.

De qualquer forma, as unidades mais facilmente encontradas são as 440 ADM e 440 BAM (para PSone).

A 440 AEM também pode ser encontrada. Eu mesmo consegui uma nova recentemente.

Só lembrando que essas unidades não são originais, boa parte delas são réplicas feitas na China, mas funcionam normalmente no aparelho, algumas delas até melhores que as originais que já vinham com o aparelho.

Espero ter ajudado quem ainda tem um Playstation, seja o antigão ou o mais moderninho, e precisa ou vai precisar trocar a unidade optica futuramente. Apesar dos vários modelos, elas são bem fáceis de ser encontradas e adaptadas ao console.

Se vc gostou do tópico comente!

FONTE: playfidelity - PlayStation Modell lasereinheit, Colares Retro pesquisas.
Colares
Colares
Moderador
Moderador

Mensagens : 1099
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 38
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

Mensagem por LLN gamer Qua Abr 03, 2013 12:48 pm

Mais uma excelente matéria! Eu nem imaginava que o playstation tivesse varias versões, na época diziam que existia o canhão de resina que desgastava rápido e depois os de alumínio, Colares vc poderia me tirar essa dúvida?
LLN gamer
LLN gamer
Muito experiente
Muito experiente

Mensagens : 508
Data de inscrição : 26/09/2012
Idade : 44
Localização : São Paulo SP Zona Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

Mensagem por Odin Qua Abr 03, 2013 4:04 pm

Valeu Colares! Me tirou várias dúvidas! Very Happy

Agora não terei mais medo caso veja um PS1 SCHP 1000 ou 1001 a venda com defeito no leitor, achava que só os leitores deles eram compatíveis com eles.

Eu tenho essa unidade "KSM 440 ADM" aqui, que tem essa capinha em baixo, ela veio no primeiro SCHP 5001 que ganhei de um amigo, mas infelizmente ela não funcionava, e ainda tenho ela aqui, e tenho mais um leitor que não lembro qual é o modelo agora, mas foi um que um técnico FDP colocou uma vez e que não rodava jogos em CD-R, quero um dia me desfazer delas, mas vou ficar com essa capinha de baixo do KSM 440 ADM para colocar no meu 5001 de novo.

Essas unidades do PS One são muito fáceis de encontrar mesmo, as vezes vejo vários PS One queimados ou com a entrada dos controles estragados a venda por 15, 20 reais, e esses eu acho que da para aproveitar ao menos o leitor... Mas não sabia que tinha leitores réplicas chineses que são melhores que alguns originais Shocked
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

Mensagem por Colares Qui Abr 04, 2013 9:27 am

LLN gamer esse canhão é exatamente o primeiro. 440 AAM. Com pouquissimo tempo de uso ele não conseguia mais ler nenhum jogo corretamente..até mesmo alguns originais que exigiam mais. Os de aluminio já possuiam uma vida útil bem maior...que foi a partir do 440 acm. Muita gente que na época ..1995 comprou o primeiro modelo scph 1001 lançado no EUA tiveram a "infelicidade" de ele vir com essa unidade 440 AAM. Eu tenho dois aparelhos que utilizam essa unidade. Eles praticamente só rodam jogos originais..e ainda fiz alguns ajustes nessas unidades pra poder ficar utilizáveis. Eu só não troco pelas mais novas, pq eu tenho interesse em manter o aparelho todo original.

Odin se um dia vc precisar pode adquirir uma unidade optica dessas 440 adm e aproveitar a capinha de baixo da original que vc tem. Essas réplicas não vem com ela, mas vem com as perninhas pra vc parafusar a capinha plástica. Ela vai ficar identica a original.
Colares
Colares
Moderador
Moderador

Mensagens : 1099
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 38
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

Mensagem por LLN gamer Qui Abr 04, 2013 9:42 am

Obrigado Colares por tirar minha dúvida! Mais uma pergunta pelo seu completo conhecimento dos playstation e saturn você também faz manutenção nos aparelhos?
LLN gamer
LLN gamer
Muito experiente
Muito experiente

Mensagens : 508
Data de inscrição : 26/09/2012
Idade : 44
Localização : São Paulo SP Zona Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

Mensagem por Odin Qui Abr 04, 2013 1:10 pm

Colares escreveu:Odin se um dia vc precisar pode adquirir uma unidade optica dessas 440 adm e aproveitar a capinha de baixo da original que vc tem. Essas réplicas não vem com ela, mas vem com as perninhas pra vc parafusar a capinha plástica. Ela vai ficar identica a original.
Pois é, eu ja sabia disso antes, quando ganhei aquele outro PS do Joseph ele veio com um leitor muito bom, mas não tinha essa capinha em baixo, então tirei essa capinha do outro que tinha aproveitado umas peças e coloquei essa capinha no leitor. Mas um dia quero comprar um leitor novo para o meu 9001, porque ele estava com o leitor ruim e peguei o leitor bom desse 5001 e coloquei "emprestado" nele porque o 9001 esta mais novo, e vou comprar um leitor novo para colocar no 9001 e colocar esse leitor de volta no 5001 com essa capinha Laughing

Colares aproveitando esse tópico, você ja ouviu falar nesse kit de reparo de leitor? Ele é nacional e consegui naquela eletrônica onde vou as vezes, achei ele lá na primeira vez que fui e comprei por curiosidade achando que era um leitor completo, mas quando abri vi que era só uma carcaça Laughing

https://segaforever.forumeiros.com/t2534-alguem-conhece-esse-kit
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos