Últimos assuntos
Entrar
A história do 3DO Interactive Multiplayer
2 participantes
Página 1 de 1
A história do 3DO Interactive Multiplayer
3DO Interactive Multiplayer (comumente chamado de 3DO) foi o primeiro videogame doméstico com arquitetura de 32 bits. O 3DO consiste em especificações técnicas criadas pela "3DO Company", que é uma sociedade entre 7 diferentes empresas. Estas especificações são de propriedade intelectual da "3DO Company" e são a parte principal para quem quiser desenvolver um console compatível com o 3DO Interactive Multiplayer. As empresas fabricantes licenciavam os direitos autorais da 3DO para fabricar um sistema baseado nas especificações da "3DO Company", e empresas de software, licenciavam o direito de desenvolver softwares (jogos e programas) para os sistemas 3DO.
A analogia mais perto a isso é a do videocassete (VCR). A tecnologia dos videocassetes foi criada pela JVC, e qualquer outra empresa pode fabricar videocassetes desde que pague um pequeno "royalty" para a JVC. A tecnologia do 3DO foi criada pela "3DO Company", e diversas empresas licenciaram os direitos de fabricação de sistemas 3DO baseados nesta tecnologia. A "3DO Company" não fabrica os sistemas 3DO.
Basicamente, o console 3DO consiste em um processador geral RISC modelo ARM60 de 32-bit, parte gráfica baseada em 2 processadores para animação e gráficos. Tem 2 Megabytes de DRAM, 1 Megabyte de VRAM, e um drive de CD-ROM de dupla velocidade. Esta é uma descrição simplificada do console.
Muitas pessoas acham que o 3DO é um produto da Panasonic, mas na verdade, a Panasonic foi a primeira empresa a fabricar e distribuir um 3DO Player, sendo uma licenciada da 3DO Company. O nome do console 3DO da Panasonic era REAL FZ-1, sendo substituído mais tarde por um outro modelo com design diferente, simplificado e mais barato batizado de FZ-10.
As empresas que eram licenciadas da 3DO Company, podendo fabricar qualquer tipo de produto de acordo com as especificações criadas pela própria 3DO Company, eram:
Panasonic
Sanyo
Samsung
GoldStar
Creative Labs
Toshiba
AT&T
Scientific-Atlanta
Atari Games
Electronic Arts
American Laser Games
Todo e qualquer produto fabricado baseado nas especificações da 3DO, é compatível com qualquer modelo de qualquer empresa licenciada. Até mesmo jogos lançados no Japão, poderiam ser jogados em consoles americanos, desde que os caracteres japoneses, chamados de Kanji, fossem incluídos no CD (recomendação da 3DO Company). Não há nenhuma lista de jogos japoneses que fossem incompatíveis com consoles não-japoneses (exceto uma versão demo japonesa do jogo "Alone in the Dark").
A Panasonic foi a empresa que mais faturou com o 3DO, pois seu console foi o primeiro a ser lançado, e como era o único console de 32-bit fabricado até aquele momento (os seus principais concorrentes na época eram o Sega Genesis e o Super Nintendo, ambos de 16-bits), conseguiu fazer com que os americanos pagassem aproximadamente 699 dólares por um console FZ-1 na semana de seu lançamento. Porém, com a chegada de concorrentes diretos no mundo dos 32-bits (Sony e Sega), as vendas dos consoles 3DO começaram a cair vertiginosamente. Para tentar reverter esse quadro, a Panasonic lançou o modelo FZ-10, com o drive de CD mecânico (igual aos de CD players portáteis) mais barato e começou a desenvolver um acelerador para o 3DO, chamado de M2. Algumas imagens de jogos foram apresentadas, mostrando que o acelerador poderia esquentar as vendas dos consoles 3DO, porém, esse acelerador nunca foi lançado.
Modelos
Os modelos disponíveis para o 3DO foram:
Panasonic R.E.A.L. FZ-1
Primeiro modelo da 3DO lançado. Custou na data de lançamento no mercado americano US$ 699,00 e, embora tivesse um elevado preço, teve ótima aceitação e um grande número de vendas.
Panasonic R.E.A.L. FZ-10
Com a queda nas vendas do 3DO a Panasonic decidiu lançar um modelo mais simples e barato na tentativa de aumentar as vendas.
GoldStar 3DO GDO-101M
Talvez o modelo de 3DO mais barato lançado. O GoldStar 3DO chegou ao mercado americano em 1993 pelo preço de US$399,00 (O R.E.A.L. da Panasonic chegou a custar US$699,00). Incluso no pacote, variaram entre os jogos Fifa Soccer e Shockwave. Foi possível encontrar esse console também no Brasil e Coréia.
Sanyo TRY IMP 21J
Lançado pela Sanyo em 1994, somente no Japão. Sem sombra de dúvidas, é o modelo de 3DO mais bonito lançado.
Samsung 3DO Player
A Samsung foi a última empresa a projetar um modelo 3DO, porém nunca fora lançado, devido a queda excessiva nas vendas dos modelos das outras marcas.
Fonte
Odin- Moderador
- Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard
Re: A história do 3DO Interactive Multiplayer
Odin escreveu:3DO Interactive Multiplayer foi o primeiro videogame doméstico com arquitetura de 32 bits.
O 3DO, apesar das fontes informarem ser o primeiro console com arquitetura de 32 bits, mas na verdade foi o terceiro.
Primeiro veio o FM-Towns Marty em, 1991 e depois o Amiga CD32. Eles dizem que o 3DO foi o primeiro devido aos dois anteriores serem baseados na arquitetura de computadores, mas ainda assim são consoles de video game. Na verdade, o 3DO foi o primeiro console que explorou a expansão de gráficos em 3D, sendo o primeiro console realmente poderoso da história
Eu amo o 3DO
Odin escreveu:...começou a desenvolver um acelerador para o 3DO, chamado de M2. Algumas imagens de jogos foram apresentadas, mostrando que o acelerador poderia esquentar as vendas dos consoles 3DO, porém, esse acelerador nunca foi lançado.
O M2, era na verdade um projeto de um console com arquitetura de 64 bits, que tinha a missão de fuzilar o PlayStation e o Nintendo 64 (o Sega Saturn não era tão popular nos EUA quanto os dois citados) e a Panasonic previa um Add-On para transformar o R.E.A.L. FZ-1 em um M2. A Panasonic estava encabeçando o projeto mas no final pipocou. O console se chamaria R.E.A.L. FZ-35S mas não foi tão em vão assim o projeto, pois a Konami fez alguns jogos para ele utilizando seu hardware em cabines de fliperamas
De vez em quando aparece um 3DO M2 no e-bay por um preço absurdo com alguns protótipos como o de D2 e alguns jogos da Konami. Mas pra que pagar tão caro em uma coisa que não tem função para deixar parado com item de museu?
O bicho com certeza seria um dos consoles mais bonitos ja lançados
Re: A história do 3DO Interactive Multiplayer
Acho esse console maravilhoso! E o design do FZ-1 é um dos mais bonitos de todos os tempos!
Só acho que o unico ponto fraco dele foi o controle, que tinha apenas 5 botões mais direcional, start e Select, poderiam ter lançado um controle com mais botões assim fez a Sega com o Mega!
O preço que o primeiro 3DO teve no inicio éra um absurdo até para os dias de hoje! 699 dolares! Nem o Xbox 360 quando foi lançado em primeira mão e o PS3 custaram esse preço! Ambos custaram 300 ou 350 dolares, daria para comprar os dois juntos com o valor desse 3DO!
Ainda pretendo ter um modelo FZ-1 um dia, só é muito dificil achar um barato e funcionando! Achei um loose com defeito por 60 reais esses dias, mas acho que é meio dificil achar alguém que coserte, por isso nem pensei em comprar...
Só acho que o unico ponto fraco dele foi o controle, que tinha apenas 5 botões mais direcional, start e Select, poderiam ter lançado um controle com mais botões assim fez a Sega com o Mega!
O preço que o primeiro 3DO teve no inicio éra um absurdo até para os dias de hoje! 699 dolares! Nem o Xbox 360 quando foi lançado em primeira mão e o PS3 custaram esse preço! Ambos custaram 300 ou 350 dolares, daria para comprar os dois juntos com o valor desse 3DO!
Ainda pretendo ter um modelo FZ-1 um dia, só é muito dificil achar um barato e funcionando! Achei um loose com defeito por 60 reais esses dias, mas acho que é meio dificil achar alguém que coserte, por isso nem pensei em comprar...
Odin- Moderador
- Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard
Re: A história do 3DO Interactive Multiplayer
Odin escreveu:Ainda pretendo ter um modelo FZ-1 um dia, só é muito dificil achar um barato e funcionando! Achei um loose com defeito por 60 reais esses dias, mas acho que é meio dificil achar alguém que coserte, por isso nem pensei em comprar...
Não é dificil de achar não manow. Por aqui é moleza. Eu tenho uma boa fonte para esse tipo de coisa
Re: A história do 3DO Interactive Multiplayer
Vou dar uma pesquisada então, mesmo assim acho caro pagar 60 contos por um console com o leitor estragado, mas mesmo assim sendo um 3DO FZ-1 acho que vale sim!
Só teria problemas se eu não encontrasse o leitor dele, o que vi liga mas não lê os cds.
Só teria problemas se eu não encontrasse o leitor dele, o que vi liga mas não lê os cds.
Odin- Moderador
- Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard
Re: A história do 3DO Interactive Multiplayer
Odin escreveu:Vou dar uma pesquisada então, mesmo assim acho caro pagar 60 contos por um console com o leitor estragado, mas mesmo assim sendo um 3DO FZ-1 acho que vale sim!
Só teria problemas se eu não encontrasse o leitor dele, o que vi liga mas não lê os cds.
Pesquise qual é o modelo utilizado e compre apenas o leitor.
Na minha opinião é melhor partir para um FZ-10. A manutenção é mais simples. Esse negócio de Cd de gaveta é osso
Re: A história do 3DO Interactive Multiplayer
É, eu entendo, também tenho receio de consoles de gaveta, mas por eu achar este console bonito prefiro esse modeloEdi (FZ2D) escreveu:Odin escreveu:Vou dar uma pesquisada então, mesmo assim acho caro pagar 60 contos por um console com o leitor estragado, mas mesmo assim sendo um 3DO FZ-1 acho que vale sim!
Só teria problemas se eu não encontrasse o leitor dele, o que vi liga mas não lê os cds.
Pesquise qual é o modelo utilizado e compre apenas o leitor.
Na minha opinião é melhor partir para um FZ-10. A manutenção é mais simples. Esse negócio de Cd de gaveta é osso
Mas ele é quase o dobro do preço do FZ-10, acho que vale mais a pena o FZ-10 mesmo, só acho o 1 mais bonito.
Odin- Moderador
- Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard
Tópicos semelhantes
» A historia da atari
» BigN diz porque novo Mario 3D não terá multiplayer online
» Historia da snk
» A historia da NEC
» A história do Vectrex
» BigN diz porque novo Mario 3D não terá multiplayer online
» Historia da snk
» A historia da NEC
» A história do Vectrex
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss
» Debandada...
Sáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT
» Sega Cd com leitor "batendo"
Sex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm
» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Qui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin
» consoles emuladores hoje em dia
Qui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin
» Como fazer uma fonte universal para video games
Ter Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick
» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Dom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax
» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Qui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021
» The Legend of Oasis BR
Seg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha
» Mega drive 1 Japonês sem som
Sex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry