Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Ressucitando um Mega 3 I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Ressucitando um Mega 3

4 participantes

Ir para baixo

Ressucitando um Mega 3 Empty Ressucitando um Mega 3

Mensagem por Gigacom Seg Ago 15, 2011 7:10 am

Fonte: http://www.gigaoldgames.com.br/oficina/oficina_md_reparo_solda_processador.html

O maior pesadelo de todo dono de video game antigo, é um dia ligar o bichinho na tomada e o console não funcionar mais. Há várias coisas que podem provocar isso, porém uma delas nem sempre se nota, passa batido, e o console acaba sendo vendido num leilão do tipo "no estado". Esse ia acabar sendo o destino desse MD3... ia ser...

_________________________________________________________________________________

Olha aé o sujeito. Esse é um Mega Drive 3, das primeiras versões lançadas pela Tec Toy. Fonte interna, compatibilidade com tudo quanto é tipo de acessorio, inclusive com o Sega CD. É o tipo de Mega Drive que dura décadas, aguenta todo tipo de tranco e mal cuidado. Mas esse curiosamente não estava funcionando direito...
Ressucitando um Mega 3 Md_reparo_processador_00

Ganhei esse console de um amigo. Ele já havia dado uma boa olhada nele, e não descobriu problema algum. A placa mãe estava limpa, o sistema que fornece energia ao console estava ok, não havia qualquer componente estourado ou com sinais de avaria. Enfim, estava tudo perfeito, até chegava a ligar, dava sinal de video, mas não exibia jogo algum.

Levei o console para casa, abri, e confirmei o que meu amigo já havia dito. Aparentemente não havia nada de errado. Então, lá fui eu enfiar o nariz na placa do MD para olhar com todo cuidado do mundo os contatos e trilhas da placa mãe e... Eureka! Achei o defeito!!! Haviam 3 trilhas que saiam do processador mas que estavam corroídas. Isso é bem comum de acontecer, em tudo quanto é tipo de video game. Maresia, humidade, sujeira ou simplesmente o tempo são os tipos de coisa que provocam isso em tudo quanto é aparelho eletrônico.
Ressucitando um Mega 3 Md_reparo_processador_02

O único jeito de arrumar esse tipo de problema é ressoldando ou reconectando os pontos rompidos dessas trilhas. Nesse caso em particular, decidi não restaurar essas trilhas com solda, pois elas estavam muito proximas uma da outra e seria um trabalho hérculeo fazer isso sem deixar solda unindo duas ou mais trilhas... então, aproveitei o fato de haver uns buraquinhos ali naquelas trilhas para justamente colocar alguns fios que ligariam o processador à esses pontos.

Uma dica nesse tipo de caso, é que se deve colocar um pouco de solda nos fios que serão soldados. Há vários termos para esse tipo de coisa, sendo que o mais conhecido por aqui onde moro é "estanhar". Portanto, estanhar seria a preparação dos fios que serão soldados. É simples, você descasca uma pontinha do fio expondo o seu interior, e passa um pouquinho de solda em cima dessa ponta. Isso ajuda imensamente na hora de soldar o fio em locais pequenos ou muito sensiveis, como as perninhas de processadores, memórias ou CIs mais fragéis. Na verdade, depois de se estanhar o fio, não se utiliza mais a solda, apenas aquele pouquinho que fica na ponta do fio é o suficiente para fazer uma boa soldagem, sem sobras ou exagero.

Então, peguei 3 fiozinhos, estanhei as pontas, soldei nas perninhas do processador e conectei-os em cada um dos buraquinhos correspondentes ali do lado.
Ressucitando um Mega 3 Md_reparo_processador_03

Eeeerrr... parece meio feio, mas é que a foto não pegou o melhor ângulo hehehe. Enfim, o importante nesses casos é que o treco funcione. Liguei tudo, coloquei os cabos, cartucho no console, me preparei pra tirar uma bela foto do jogo e...
Ressucitando um Mega 3 Md_reparo_processador_05

Droga! Não apareceu nada na tela (a não ser o reflexo da bagunça ali em cima da cama... resultado da pressa em tirar as roupas do varal antes que a chuva molhasse tudo de novo).

Enfim, lembrei de uma coisinha básica mas pouco conhecida. Sabe aquele tom meio esverdeado que toda placa da maior parte dos circuitos possui? Pois é, aquilo ali é um tipo de verniz que é aplicado sobre a placa para proteger as trilhas do acumulo de sujeira e de intepéries. O problema é que esse verniz não é 100% eficiente... as vezes ele falha, como foi nesse caso... o verniz tambem impede que uma solda grude em qualquer coisa ali. Tanto é que quando se precisa soldar alguma trilha dessas para qualquer coisa que seja, é preciso dar uma raspadinha de leve bem em cima da trilha para tirar o verniz e fazer a solda entrar em contato com a trilha. Aqueles buraquinhos onde soldei os fios tambem estavam com um pouco de verniz por dentro. Então, a alternativa mais simples nesse caso foi soldar as perninhas do processador diretamente naquele chip ao lado dele, e que originalmente era ligado ao processador através daquelas trilhas corroídas. Como não há verniz aplicado nos contatos dos CIs, memórias e processadores, não é preciso raspar nadinha neles. Então, desfiz o trabalho anterior e soldei tudo diretamente.
Ressucitando um Mega 3 Md_reparo_processador_04

Tádán! Fotinha ficou meio desfocada, mas tá valendo. Agora isso tinha que funcionar. Religuei tudo na TV, coloquei o cartuchinho no Mega e...
Ressucitando um Mega 3 Md_reparo_processador_06

Dá-lhe Sonic! Imagem perfeita, som perfeito. Testei depois o MD3 com um Sega CD e funcionou perfeitamente. Problema resolvido.
Gigacom
Gigacom
Ativo
Ativo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 24/01/2010

http://www.gigaoldgames.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ressucitando um Mega 3 Empty Re: Ressucitando um Mega 3

Mensagem por Odin Seg Ago 15, 2011 2:04 pm

Eu tenho um Mega 3 aqui que é o único Mega que tenho que tem defeito, só nunca me interessei em arruma-lo por ter outros 4, e tenho um Genesis 2 que é praticamente o mesmo console...

Ele ta bem velhinho, cheio de riscos e não tem os pézinhos de sustentação. a tampa do fusivel ta zuada, e um amigo meu fez uma gaimbiarra para não precisar mais usar fusivel, ele abriu o console e amarrou um fio de cobre nos contatos da entrada do fusivel, até hoje não sei como ele descobriu isso, mas funcionou assim por um bom tempo Shocked

Depois de alguns anos sem uso o console não aparecia mais a imagem dos jogos e nem som, só ficava uma tela preta e de vez enquanto aparecia a imagem do chip TMSS quando ligava, agora além disso mesmo eu ligando no cabo AV aparece uns chuviscos parecendo um filme antigo super 8, não sei o que esse Mega pode ter Shocked

Um dia quero vende-lo ou troca-lo por um Mega III melhor, este esta muito baleado Laughing
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Ressucitando um Mega 3 Empty Re: Ressucitando um Mega 3

Mensagem por YaJony95 Qui Ago 25, 2011 11:38 pm

Boas!
Tenho por aqui umas consolas velhas, sem funcionar! Não sei mesmo o problema pois também não me dei ao trabalho de as desmontar!
Uma dia que tenha tempo (depois da Master System III), vou as procurar e tentar recompor Smile
Bom trabalho que fizeste ai! Gostei mesmo de ver! Acho que foi a melhor solução! Pois restaurar as trilhas com solda seria muito difícil! Não digo impossível, mas uma grande dor de cabeça Very Happy
Bom trabalho Wink Parabéns Wink

YaJony95
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ressucitando um Mega 3 Empty Re: Ressucitando um Mega 3

Mensagem por Pixel Art Sáb Ago 27, 2011 5:23 pm

Que legal!!! Adoro estas coisas de consertar, e principalmente quando dão certo!!! Very Happy
Gigacom, quero pedir mil desculpas. Sou novo aqui no fórum. Estava lendo o texto do começo da página e do lado aparecia uma barra com um + e um - . cliquei no - achando que era uma barra de rolagem para eu continuar lendo o texto... Embarassed
Por favor, perdoe-me. Embarassed pale
Pixel Art
Pixel Art
Muito experiente
Muito experiente

Mensagens : 547
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 29
Localização : BITland

Ir para o topo Ir para baixo

Ressucitando um Mega 3 Empty Re: Ressucitando um Mega 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos