Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Como restarurar um Genesis/Mega Drive I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Como restarurar um Genesis/Mega Drive

5 participantes

Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por Gigacom Sex Jan 07, 2011 6:26 pm

Andando nas feirinhas da cidade, as vezes descubro verdadeiras preciosidades esquecidas pelo tempo, debaixo de um monte de mercadorias dentro daquelas bancas. Esse Genesis ha anos não era usado, e por pura sorte foi encontrado antes de ir para o lixo.

_________________________________________________________________________________

Olha só que curioso... sempre procurei um Genesis por aqui para comprar, mas nunca achei um. Num belo dia de sábado, tô lá eu dentro da feira esperando uma baita chuva passar para eu ir embora. Como estava comprando algumas coisas numa banquinha que vende video games, bati um papo com o vendedor para passar o tempo. Conversa vai, conversa vem, e ele me fala sobre alguns video games que tem guardado na banca, mas que não deixa esposto simplesmente porque ninguem se interessava neles. Bem... ele me mostrou um Dinavision desses novos, um Mega Drive 3 com o Show do Milhão na memória, alguns Super Nintendos pintados por canetinhas hidrocolor... Daí ele me fala: tem mais um aqui que nem sei onde tá mais, mas é um Mega Drive acho... insisto um pouquinho, e o carinha procura um pouco mais. Derrepente, lá no chão, debaixo de uma pilha de caixinhas de outros produtos, ele puxa ninguem mais, ninguem menos, um autêntico Genesis!!! Mas a alegria durou pouquissimo... O coitado do video game tava com uma camada de tinta branca em cima dele. O cara disse que quando pintaram a banca, a anta do pintor espirrou tinta em todas as mercadorias, inclusive o Genesis. Felizmente era uma camada fina de tina, que saia facil com Veja. Fiz alguns testes, vi que a tinta tava saindo mais ou menos facil, e resolvi levar o pobre Genesis para casa.

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_00
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_01
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_02
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_03

E aê? Quanto você pagaria por esse video game?


A coisa tava bem feia... A tinta tava impregnada em toda parte. Tinha muita poeira na entrada dos joysticks, o botão que regula o som tinha sumido, não liguei o console logo de cara na fonte para não correr o risco de ter alguma coisa na placa provocando um curto e assim queimar tudo. Já rezando e me preparando para a árdua tarefa, fui desmontando o console com a calma peculiar de sempre.

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_04
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_05
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_06
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_07

A chapa metálica que envolve a placa estava oxidada como de costume, na placa mãe havia alguma sujeira bem em cima das perninhas daqueles chips quadrados ao centro, a parte de baixa do plástico tava super empoeirada, no slot de cartucho tinha bastante sujeira tambem... mas de resto, a aparência da placa mãe estava muito boa.

Tudo desmontado, o primeiro passo era tirar aquela tinta de cima do video game. Já tinha uma idéia do que iria fazer. Tintas geralmente são soluvéis em água, se você pega algo pintado e coloca dentro de um balde e deixa por lá por um tempo, logo a tinta umedece e começa a soltar da superficie do objeto. Isso funcionaria de certa forma nesse video game, porém como a tinta estava lá ha muitos anos, e tambem por ser beeeeeeeem fina, pra tirar aquilo seria preciso esfregar bastante com uma esponja até sair tudo. Então enchi uma pia com água e sabão, mergulhei o Genesis e comecei a esfregar o plastico com a parta macia da esponja em todas as partes onde estava pintado. Detalhe que na parte debaixo, havia restos de um adesivo colado na carcaça. Para tirar isso é só deixar o plastico mergulhado na água por um bom tempo, o adesivo sai com facilidade depois disso.

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_09
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_10

Esfreguei, esfreguei, esfreguei... e quando meu braço deu cãibra, deixei o plastico mergulhado de molho, e fui limpar a placa mãe do Genesis. A limpeza de um circuito eletrônico costuma ser mole, passa-se um pincel em cima da placa para varrer a poeira que está mais solta, e depois, com um pouco de alcool, esfrega-se um pincel com cerdas um pouco rigidas para tirar a sujeira impregnada. Veja abaixo um antes e depois:

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_12
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_13

Ok, ok... não dá pra perceber bem a sujeira na primeira foto... é que o fotografo aqui não é muito bom para tirar imagens com detalhes (malditas sejam essas cameras da Samsung ). Mas acredite, depois da limpeza a plaquinha ficou perfeita!!! Limpa que nem bumbum de bebê depois de um banho na banheirinha.

Voltei até a parte plastica do console, esfreguei mais um pouquinho, tirei algumas manchas mais escondidas, enxaguei, sequei e juntei as peças todas para a montagem do video game.

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_14

Acontece que o plastico preto do Genesis tava meio esbranquiçado... é normal ver esse efeito depois de uma lavagem em video games como o Mega Drive, ele perde o brilho facil e não fica tão bonito quanto era antes. Mas o tio Giga tem uma técnica no minimo inovadora para resolver esse tipo de problema. Essa técnica miraculosa funciona muito bem em video games cujo plastico da carcaça é liso, não possuindo aqueles poros que aparecem nos consoles da Nintendo por exemplo. O segredo é usar cera de carro, dessas comuns mesmo que a gente compra no mercado, porém é preciso prestar atenção em alguns requisitos:

1º A cera não pode conter silicone. Se tiver, vai melecar o console e deixar tudo uma verdadeira porcaria.

2º A cera, de preferência, deve ser daquelas que se pode passar em todo tipo de pintura.

Daí não tem mistério, só pegar um paninho, umedecer com um pouco de água, pegar um pouco de cera e passar por cima de todo o console.

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_15
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_16

Na primeira foto, pode parecer que há muita cera, mas depois que se espalha bem a cera fica como na foto segunda foto. Notar que usei a escovinha par tirar o exesso de cera que entrou naquela peça de plastico mais brilhante e redonda. Depois de espalhar bem a cera, só esperar uns minutinhos até ela secar e bem e dar aquele lustre. Olha o resultado:

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_17
Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_18

Pretinho e brilhante como antes. O legal de se passar cera é que ela forma uma pelicula bem fininha em cima do console, protegendo ele da poeira e cobrindo arranhões superificiais. O brilho volta mesmo a aparecer, ficando com um aspecto de coisa nova e bem conservada.

Com tudo montado e bem bonito, chega a hora do teste. Obvio que não adiantaria muito ter todo esse trabalho para simplesmente deixar o Genesis estacionado na estante sem uso. O coração dele, o MC68000 tinha que trabalhar novamente. Pego um cartucho meio que aleatoriamente, coloco no console, espeto os cabos, fonte, controle e...

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Md_restauracao_genesis_19

Prontinho! Mais um Genesis de volta a vida! Pena que ficou faltando aquele botão que regula o som dos fones de ouvido... qualquer dia desses encontro um por aí dando sopa e coloco nesse aqui.

Bem, chegamos ao fim de mais uma restauração. Duvidas, sugestões, declarações de amor... já sabem, só postar Cool

NOTA: o visual desse tópico está melhor lá no site... para quem quiser acessar e ver mais algumas coisitas de outros video games que não são da Sega, só acessar http://www.gigacom.xpg.com.br
Gigacom
Gigacom
Ativo
Ativo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 24/01/2010

http://www.gigaoldgames.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Re: Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por Odin Sex Jan 07, 2011 6:59 pm

Valeu Giga! Esse tutorial vai me servir para quando eu for restaurar aquele Mega JP!

Só falta a gente descobrir como pinta o 16 Bit Laughing
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Re: Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por Colares Sex Jan 07, 2011 10:41 pm

Parabéns! Ficou novíssimo. Eu percebi logo q tinha valido a pena, quando vi que a placa mãe dele estava em boas condições, sem nenhum capacitor estourado ou danificada na estrutura em geral. Vê um console antigão voltar a vida, realmente me deixa muito feliz.. feitos como esse não tem preço. sunny
Colares
Colares
Moderador
Moderador

Mensagens : 1099
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 38
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Re: Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por error Sáb Jan 08, 2011 11:15 pm

Valeu giga belissimo tutorial Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
error
error
Administrador
Administrador

Mensagens : 1053
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 31
Localização : Tokyo-to

https://segaforever.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Re: Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por Odin Sáb Jan 08, 2011 11:35 pm

Giga o 16 Bit do meu Mega 1 BR ta igual esse seu! Se um dia você descobrir como retoca-lo diga ai pra nós!

Este 16 Bit é diferente do japonês que quero restaurar, a tinta dele é diferente. Menos mal que o do BR não ta tão feio assim como o do JP.
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Re: Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por YaJony95 Dom Ago 28, 2011 10:36 pm

Mais um excelente trabalho do user Gigacom!
Estou a gostar de ver os seus trabalhos!
Parabens cheers

YaJony95
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Re: Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por Odin Seg Ago 29, 2011 12:28 am

Esse Genesis por coincidência eu troquei com o Giga a alguns meses e ele é meu agora lol!

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Th_658384729_Genesis1_122_359lo

E é o Mega que uso, até hoje não me deu problema, só falta o botão volume ainda, mas um dia consigo um por ai Laughing
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Como restarurar um Genesis/Mega Drive Empty Re: Como restarurar um Genesis/Mega Drive

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos