Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

4 participantes

Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por JefRuizu Seg Jun 24, 2013 12:49 am

Olá, galera! Tudo bem? Smile

Eu também gosto de consoles e jogos antigos e recentemente comprei um Panasonic 3DO FZ-1 com o seguinte defeito: Ele liga normal, mas a imagem só aparece quando a gaveta dele está aberta (aparece o logo "3DO", o alerta para colocar o cd na bandeja e a demonstração normalmente) e quando eu fecho a gaveta (com ou sem o cd dentro), ele "reseta" (sei que não tem botão de reset), aparece rapidamente o logo "3DO" e depois a imagem fica preta. Só abrindo a gaveta que a imagem aparece normalmente.
Gostaria de saber se algum 3DO que vcs tem ou tiveram também já passou por esse problema e o que foi feito para resolver esse problema, caso ele tenha solução.
Eu já procurei algo relativo a isso no Google e nada... Crying or Very sad Liguei para um conhecido e ele disse que poderia ser problema num dos sensores, então eu resolvi rodar ele sem a carcaça superior e a tampa para ver o que tava dando errado e percebi que os motores do clamp e do eixo do leitor ótico não funcionam, somente o motor da gaveta funciona normal.

As vezes acho que pode ser um problema relativamente simples, mas também acho que perguntar para os mais experientes sobre isso não ofende (ou ofende? silent). Estou louco pra jogar o Super Street Fighter II X nele! Sad

Esse é o meu primeiro post e não sei se esse tópico é o tópico apropriado para postar sobre defeitos em consoles. Caso não seja esse o lugar, por favor, poderiam mover meu post para o tópico certo?

Desde já agradeço a atenção de vocês e um grande abraço! Smile
JefRuizu
JefRuizu
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por JhonnyNecks Seg Jun 24, 2013 10:33 am

isso me parece fonte com defeito
JhonnyNecks
JhonnyNecks
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 167
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 42
Localização : criciuma- santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por Toadjbp Ter Jun 25, 2013 7:38 am

Amigo, normal o aparelho "resetar" quando de abre ou fecha a gaveta, o reset dele é assim mesmo. Quando se fecha a gaveta há botão "sensor" que acusa que a gaveta esta fechada e isso faz com que o leitor ótico seja acionado. Com o aparelho aberto puxe um pouco o leitor para trás (com a gaveta fechada e o console desligado) e em seguida ligue o console, o leitor terá que se mexer...
Poste resultados aqui...
Toadjbp
Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por JefRuizu Dom Jun 30, 2013 5:22 pm

Toad, fiz o que você disse e o leitor não se mexeu e nem emitiu laser. Apenas a gaveta que abria e fechava normalmente, mas nada do leitor ótico se mexer. =\
JefRuizu
JefRuizu
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por Toadjbp Dom Jun 30, 2013 9:15 pm

JefRuizu escreveu:Toad, fiz o que você disse e o leitor não se mexeu e nem emitiu laser. Apenas a gaveta que abria e fechava normalmente, mas nada do leitor ótico se mexer. =\
Ok amigo, hoje estou sem tempo, mas aguarde uns dias e vou estudar seu caso...
Toadjbp
Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por JefRuizu Ter Jul 02, 2013 7:49 am

Toadjbp escreveu:Ok amigo, hoje estou sem tempo, mas aguarde uns dias e vou estudar seu caso...

Agradeço sua atenção, Toad! Very Happy 

Fico no aguardo e enquanto isso também vou pesquisando em outros fóruns/sites/FAQs/"Qualquer bagaça na net" como resolver isso. Wink
JefRuizu
JefRuizu
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por Toadjbp Sex Jul 19, 2013 11:21 am

Voltei...
Amigo, a tarefa não é fácil, mas também não é bicho de 7 cabeças...
Vamos lá: abra o console e também retire o drive de cd, solte a lata que envolve o drive e também solte a placa do drive com cuidado para não danificar os flats do leitor, motor e também com cuidado retire os conectores... o resultado será esse:
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' DSC08459
Repare que circulei 3 pontos, o primeiro superior esquerdo é a entrada de energia, ao lado é o conector do motor e o último embaixo a direita é o botão que acusa quando a gaveta está aberta ou fechada.
Você precisará de um multímetro (óbvio) pois terá que testar a entrada de energia, mas abaixo uma foto ampliada.
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' DSC08449
Repare que temos +5V, o GND (terra) e também 9V, com o multímetro teste a entrada de energia, mas o console deverá estar ligado e montado, (como conseguirei isso se montado não consigo visualizar isso?) há formas de conseguir o teste: você pode soldar fios de cores diferentes em cada ponto que será testado, pode também testar no próprio flat, mas muito cuidado ao fazer isso para não confundir os pontos.
O segundo círculo é o conector alimenta o motor responsável pelo movimento do leitor, você tetá que testar se há alimentação da placa ao motor e também se o motor está ok, não vou me aprofundar como testar cada ítem pois ficará muito extenso, se não souber testar com multímetro, pesquise no Google... há várias informações há respeito.
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' DSC08457
Na foto acima vista de trás da placa tem cirulado de vermelho na parte de cima os pinos do conector do motor.
Abaixo circulado de vermelho é o botão que acusa quando a gaveta está aberta ou fechada, é o terceiro circulo da primeira foto, o que você terá que fazer é um teste de continuidade no botão com o multímetro, abaixo foto mais ampliada.
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' DSC08454
Teste o primeiro ponto de solta com qualquer um dos demais e acione o botão manualmente (com o console desligado) para ver se está ok!
[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' DSC08462
Na foto acima o drive está sem a placa, repare que circulado de vermelho está o motor responsável pelo movimento do leitor e também o botão que identifica que o leitor chegou ao centro do drive, lembro que pedi para você puxar o leitor para trás para ver se o mesmo iria para frente ao ligar o console, pois agora faça o oposto, leve o leitor até o centro e ligue o console, se o leitor nem acender não está chegando energia nem no leitor e muito menos ao motor, aí se o 5V+GND+9V estiver entrando normalmente e não for problema do motor e nem do botão que acusa quando a gaveta está aberta ou fechada, será teste de paciência, pois terá que testar capacitores, resistores, etc...
Toadjbp
Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por JefRuizu Seg Jul 22, 2013 9:56 pm

Toad, primeiramente te agradeço de coração por ter disponibilizado seu tempo para poder me ajudar no reparo do meu 3DO. "Segundamente" só pude ver o seu post agora porque fiquei sem net, mas já consegui resolver isso hoje.

Durante esse tempo em que eu estava ausente eu tomei mais vergonha na cara e resolvi por a mão na massa (mas com todo cuidado e carinho, como se trata de um bebê, mas sem talquinho nem hipoglós xD) e novamente abri o 3DO hoje para ver o que realmente estava dando essa zica fela-da-mãe. O resultado foi muito mais simples (graças a Deus) do que pareceu ser, e acho que também serve de dica para aquelea que tem o 3DO FZ-1 que está passando por esse mesmo problema.

O causador dessa zica toda foi, simplesmente, o eixo-guia do leitor que estava travado. Simplesmente isso.

Com muito cuidado eu retirei o drive do cd e também a parte plástica que apoia o leitor e percebi que o eixo-guia do leitor estava rígido demais, não se movia quando eu tentava movê-lo com o dedo. Pensei que era o motor que movia o eixo-guia, então eu coloquei o drive de volta, sem o leitor nem o eixo guia e apenas encaixei o motor no terminal dele e, ao ligar o console, o motor girava normalmente.
encaixei novamente o motor no lugar e fiquei fazendo um pouco de força para deixar o eixo mais solto (verificando se a ponta do motor estava bem encaixada na engrenagem do eixo) e, após encaixar o leitor normalmente no drive, encaixei o drive no console normalmente, liguei o console e... funcionou! ^^

Agora uma outra dúvida surgiu... o que eu uso para limpar e com que tipo de graxa eu devo lubrificar o eixo que guia o leitor?

Agradeço, também aos outros comentários e espero que esse tópico ajude outras pessoas, assim como me ajudou.
JefRuizu
JefRuizu
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por Edi (FZ2D) Ter Jul 23, 2013 6:12 pm

JefRuizu escreveu:Agora uma outra dúvida surgiu... o que eu uso para limpar e com que tipo de graxa eu devo lubrificar o eixo que guia o leitor?

Fico feliz por ter conseguido consertar seu console.
O 3DO é um ótimo console e o FZ-1 é uma rara relíquia.

Use vaselina para lubrificação. Aquela em pasta.
Espero que mesmo depois de ter consertado seu console, continue participando e nos noticiando de suas jogatinas no 3DO e em outros sistemas. Smile 
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 38
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por Toadjbp Ter Jul 23, 2013 8:41 pm

JefRuizu escreveu:consegui resolver isso hoje.

Durante esse tempo em que eu estava ausente eu tomei mais vergonha na cara e resolvi por a mão na massa (mas com todo cuidado e carinho, como se trata de um bebê, mas sem talquinho nem hipoglós xD) e novamente abri o 3DO hoje para ver o que realmente estava dando essa zica fela-da-mãe. O resultado foi muito mais simples (graças a Deus) do que pareceu ser, e acho que também serve de dica para aquelea que tem o 3DO FZ-1 que está passando por esse mesmo problema.

O causador dessa zica toda foi, simplesmente, o eixo-guia do leitor que estava travado. Simplesmente isso.
Isso poderia ser facilmente percebido quando pedi para você puxar o leitor para trás da primeira vez...Rolling Eyes 
Mas fico feliz que deu tudo certo...Razz
Toadjbp
Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-' Empty Re: [3DO] FZ-1 com defeito. O que devo fazer? '-'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos