Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Fitas de Atari com defeito I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Fitas de Atari com defeito

3 participantes

Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Odin Sex Jun 15, 2012 3:17 pm

Pessoal ontêm eu fiz um "senso" das minhas fitas para ver quantas e quais fitas eu tenho, e testei todas elas, e vi que algumas ou tinham defeito ou não funcionavam, são 4 fitas de 4 jogos da marca Dactar e uma CCE do jogo Radar.

As fitas Dactar o defeito delas são que alguns jogos, 1 ou 2 funcionam, e os outros não, e uma delas aparece vários erros nos gráficos, e essa tinha um dos jogos que mais gostava, o famoso Boxe... Fiquei muito mal por essa fita não funcionar direito, e o Radar esta em ótimo estado, mas simplesmente não funciona... Alguém poderia me dar umas dicas para "ressucitar" esses jogos?

Eu ja tentei limpar com bombril e não deu certo, queria pelo menos ressucitar a fita que tem o boxe Crying or Very sad
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Craudião Sex Jun 15, 2012 3:27 pm

Para ressucitar cartuchos eu faço o seguinte:

- Limpe muito bem os cartuchos para tirar toda a sujeira mais grossa...
- Limpe ele todinho muito bem com um pincel medio e alcool isopropilico...
- Limpe ele todo com limpa contato elétrico...

Depois teste, persistindo o problema faça:

- Verifique se no circuito não está tendo curto, com duas pernas do chip encostando uma na outra (geralmente, quando isso acontece, é na parte debaixo do chip, aquelas sobra das perninha soldadas que amassam) ...
- Ressolde os contatos do chip para ter serteza de que não há solda fria...

Craudião
Craudião
Muito experiente
Muito experiente

Mensagens : 593
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 40
Localização : Volta Redonda - RJ

https://www.youtube.com/user/craudiaocarcomesmo

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Odin Sex Jun 15, 2012 5:00 pm

Valeu Craudião! Consegui recuperar pelo menos as fitas Dactar Very Happy

Agora só tenho 3 fitas e um chip com defeito, duas CCE e uma Polyvox, as Dactar não funcionavam alguns jogos, todas tinham 4, mas só 2 ou 1 funcionavam, então fiz algo parecido com o que você disse, como não tenho e não encontro para vender alcool Isopropilico eu peguei um alcool comum, e passei com pincel nos contatos da fita, ja que não conseguia abri-los, então sequei tudo com secador de cabelo, e consegui fazer pegar todos os jogos de todas as fitas com defeito Very Happy

Até a que tinha o boxe, e outra que ja tinha defeito a 2 anos, que tinha o Donkey Kong, essa foi a primeira a estragar... E éra a mais velha, agora ela funciona todos os jogos também...

A Radar CCE vou desistir, ja que fiz esse processo e não funcionou, a outra CCE Air Riders eu tenho outra, nem vou mexer nela mais, e ainda tenho um Enduro Polyvox que não tem mais jeito, mas tenho outra igual funcionando e um chip que não sei qual é o jogo, são somente essas com defeito agora.
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Craudião Sex Jun 15, 2012 6:37 pm

Bom, pelo menos alguma coisa resolveu, mas nunca use secador de cabelos em equipamentos eletronicos, o calor pode danificar algum componente ou, dependendo do calor e do tempo de uso, pode até danificar algumas soldas especificas...

Essas fitas que não voltaram, seguiu a risca todos os passos??? Será que não tem algum componente danificado como um capacitor ou resistor não??? Talvez até alguma trilha danificada pode ser o problema...
Craudião
Craudião
Muito experiente
Muito experiente

Mensagens : 593
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 40
Localização : Volta Redonda - RJ

https://www.youtube.com/user/craudiaocarcomesmo

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Odin Sex Jun 15, 2012 7:37 pm

Craudião escreveu:Bom, pelo menos alguma coisa resolveu, mas nunca use secador de cabelos em equipamentos eletronicos, o calor pode danificar algum componente ou, dependendo do calor e do tempo de uso, pode até danificar algumas soldas especificas...

Essas fitas que não voltaram, seguiu a risca todos os passos??? Será que não tem algum componente danificado como um capacitor ou resistor não??? Talvez até alguma trilha danificada pode ser o problema...
Eu não quiz abri-las porque iria danificar o label, na verdade não abri nenhuma, só duas que ja estavam com o label danificado e essas por coincidência uma estava com umas trilhas corrompidas, os outros 3 chips que vi não... Eles pareciam normais, e limpei eles com bombril e mesmo assim não deu certo, eu sempre uso Bombril em fitas que não pegam direito, ou que não funcionam, e ja consegui ressucitar algumas fitas assim. Mas essa que estava danificada éra de um jogo que ja tinha, então achei que não valia a pena mexer.

Pelo menos as mais dificeis consegui recuperar, que éram duas Dactar que com jogos que eu gostava, e as outras da mesma marca. Laughing
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Odin Seg Abr 01, 2013 5:16 pm

Ressuscitando esse tópico... Razz

Pessoal, eu ganhei uma fita de 2 jogos de Atari do Joseph, que são o Hero e o Frontline, mas ela esta com problema, o Joseph ja tinha me falado sobre isso, que os jogos não pegam nela direito, e eu só consegui pegar o jogo Frontline uma vez depois de tentar umas 100 vezes e não consegui fazer pegar o Hero, segue fotos do chip:

Fitas de Atari com defeito 75c39a246669621 Fitas de Atari com defeito 9f13e6246669712

O estranho é que nunca tinha visto um chip desses, com essa memória eprom, nem os originais da Polyvox tem esse chip, ele estava com uma espécie de ferrugem nos contatos e em algumas trilhas, mas lixei ele com uma lixa de unhas e tirei toda essa camada preta, agora ele esta brilhando... Eu gostaria de recuperar essa fita porque vale a pena, pois o Hero é um jogo muito caro e queria ter ele, esse jogo não se acha por menos de 50 reais uma fita alternativa e surrada ainda, ja tem gente pedindo 100/150 por uma fita Polyvox...

Alguém tem mais dicas para recuperar essa fita?
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por JhonnyNecks Seg Abr 01, 2013 9:55 pm

Odin cola um pedaço de fita isolante pra cobrir esse circulo transparente no meio do eprom pois se pegar luz uv pode danificar a gravação dele.
JhonnyNecks
JhonnyNecks
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 167
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 42
Localização : criciuma- santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Odin Ter Abr 02, 2013 5:25 pm

Valeu Jhonny, acabei de fazer isso como precaução, eu não sabia o porque quem reprogramava fazia isso, agora sei o porque Laughing

Eu só consegui fazer pegar o Frontline uma vez, mas depois não consegui fazer mais, creio que seja uma coisa fácil de fazer, mas não sei a mínima idéia, não vou desistir de ressucitar esse cartucho.
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas de Atari com defeito Empty Re: Fitas de Atari com defeito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos