Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Sega CD não salva mais I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Sega CD não salva mais

3 participantes

Ir para baixo

Sega CD não salva mais Empty Sega CD não salva mais

Mensagem por Gigacom Seg Ago 15, 2011 7:00 am

O Sega CD possui uma bateria interna que serve justamente para auxiliar o sistema a manter os dados e saves de jogos, mas por vezes os saves vão inexplicavelmente pro espaço e o danado do Sega CD resolve não salvar mais nada. Bateria seria o problema? Talvez. Aprenda agora sobre como funciona essa funcionalidade do Sega CD.
________________________________________________________________
Imagine a cena, cê tá lá com seu Sega CD amado do coração, e resolve fazer um rush em vários jogos de RPG. Daí cê vence uma penca de batalhas no Shining Force CD, caminha léguas de distância no Lunar, faz uma visitinha naquela ilhazinha do Secret of Island Monkey, e pra não forçar muito a barra só nos RPGs, resolve encontrar aquelas maquinas inecontravéis do tempo em Sonic CD. O Sega CD diz que salvou todas essas proezas. Cê empacota o video game e o coloca no armário para a proxima jogatina do final de semana seguinte. Chega sábado, cê tá seco para terminar os jogos e... pombas! Onde foram parar os saves dos jogos? E o pior! O Sega CD deu pra não salvar mais nada na memoria! O que fazer?

Bem... trocando em míudos, o Sega CD possui uma bateria interna do tipo ML2032, parecidissima com a CR2032 que vemos aos montes por aí, porém a diferença entre uma e outra é que a ML2032 é recarregavél, e recebe uma carguinha sempre que o Sega CD é espetado na tomada. Ela é uma bateria de lithium e pode ser recarregada várias e várias vezes, sem viciar. O problema é que como todo dispositivo desse tipo, é sucessitivel à falhas por N motivos, e quem é o primeiro a sentir as consequências disso no Sega CD? Sim meus caros, é aquele chipezinho de memória RAM dedicado a armazenar os saves dos jogos, que acaba corrompendo os dados ou mesmo apagando-os totalmente logo que sofre qualquer ocilação na alimentação por essa bateria.

Algumas vezes esse problema ocorre, e se bem me lembro, acho que algum manual de algum Sega CD (não me lembro se é o nacional, americano ou sei lá o que) fala justamente sobre isso, que se o Sega CD ficar desligado por muito tempo (coisa de 1 mês) os dados armazenados na memória irão fatalmente serem deletados ou corrompidos. Fato é que esse tempo não é tãããããão exato assim. Já tive a infeliz experiência de ver meu save do Snatcher sumir depois que o Sega CD ficou pegando poeira por uns 2 meses, mas o mesmo não aconteceu quando tempos depois vi que o meu save de Sonic CD permaneceu intacto mesmo depois do Sega CD ter passado uma temporada bem longa guardado no armário.

Então, o ocorre de fato? A explicação não é complicada: a bateria ML2032 é recarregável, e por vezes ela não é recarregada devidamente quando o console é ligado, principalmente por pouco tempo. Sem energia, a memoria que armazena os saves perde seus arquivos facilmente. Para resolver isso é até simples: deixe seu Sega CD ligado por algum tempo, não precisa de horas a fio, normalmente essa bateria pega uma carga muito boa após ser carregada por um período de 20-40 minutos, mas com o passar do tempo, mesmo sem uso, ela vai perdendo sua carga gradativamente como toda bateria de lithium.

Substituir a bateria para resolver o problema? Talvez... se realmente a bateria estiver ruim, vazando ou simplesmente não pegando mais carga, o jeito é comprar outra e soldar ela na placa mãe do Sega CD. Mas e quando a bateria esta boa e o Sega CD não permite que algo seja gravado na memória? Aí usamos uma ferramenta maravilhinda e que já é nativa do sistema do console que é a formtação da memória RAM.

Para fazer isso em qualquer Sega CD (e tambem no CDX) bastar seguir esses passos:

1 - Insira um CD de jogo no aparelho, e antes de ligar o console mantenha pressionado o botão B no controle. Isso fará com que o video game inicie e entre direto naquela tela onde apresenta as faixas do CD.

2 - Acesse o menu System nessa tela.

3 - Vá até a opção Format RAM onde ao lado aparece o ícone do Sega CD/CDX.

4 - Use esta opção e formate a memória RAM.

Note que após isso absolutamente todos os dados armazenados nessa memória serão apagados, porém o console permitirá que seja gravado novos dados de jogos normalmente.
Gigacom
Gigacom
Ativo
Ativo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 24/01/2010

http://www.gigaoldgames.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sega CD não salva mais Empty Re: Sega CD não salva mais

Mensagem por error Seg Ago 15, 2011 4:19 pm

Valeu pelas informaçoes Giga Very Happy , nao sabia que a bateria do sega cd era recarregavel, algumas placas mae antigas de pc tambem usavam bateria recarregavel mas por problemas de vazamento quando a bateria ficava velha elas pararam de ser usadas, provavelmente o Saturn nao use esse tipo de bateria por causa disso.
error
error
Administrador
Administrador

Mensagens : 1053
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 31
Localização : Tokyo-to

https://segaforever.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sega CD não salva mais Empty Re: Sega CD não salva mais

Mensagem por william_magalhaes Seg Ago 15, 2011 6:17 pm

Belo tópico! Parabéns! Very Happy
william_magalhaes
william_magalhaes
Participativo
Participativo

Mensagens : 83
Data de inscrição : 06/05/2011
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Sega CD não salva mais Empty Re: Sega CD não salva mais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos