Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Manutenção em geral. Esquemas e 'How To'

4 participantes

Ir para baixo

Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Empty Manutenção em geral. Esquemas e 'How To'

Mensagem por Pegasuskyu Qua maio 29, 2013 10:31 am

Depois que estou passando apertado (e, de novo e, de novo...) com o controle do Saturn...

Venho através deste, começar algo que estou pensando, mas ainda não consegui identificar o que estou fazendo no momento (afinal de contas, estou no sindicato, no meio do serviço e pensando no (parco) salário que TALVEZ receba hoje... drunken )

Mas, vamos lá!

Estava pensando na manutenção dos controles. Geralmente os controles (mais antigos) utilizam de placas com chips, que praticamente só dão problema se:

1º - Cabo arrebentado
2º - Cabo fechando curto
3º - Curto na placa
4º - Falhas devido a sujeira dos contatos
5º - Probleminhas 'Mike Tyson'/'Anderson Silva' (Quebrar o controle de raiva, pisar nele, arrancar a orelha, morder, prender, arrebentar, xingar e outras coisas não tão adequadas pra se explicar em tais horas!)

As primeiras áreas a se pesquisar, são (SEMPRE) as ferramentas! Atentem aos detalhes que não vai doer (muito...) no bolso (sempre pensando no 'custo/benefício', é claro!)

- Multímetro (o digital cai bem mais fácil nessa situação do que o analógico (de ponteiro) justamente por não necessitar de medições mais melindrosas.)
Marca Sugerida: Minipa

Existem diversos modelos, variando seu preço de R$ 20,00 até abusivos R$ 3.000,00. Então, escolha o que vai ser mais adequado para você.

Chaves de fenda, Philips e outros modelos
Comprar chaves de fenda BOAS hoje em dia, é canseira DEMAIS de se achar! Então, o melhor a fazer é:

Compre um KIT de chaves de fenda daqueles Paraguayos mesmo! Já existem KITs vendidos em camelô que vem com a famigerada chave de abertura dos cartuchos e videogames da Nintendo inclusos. Os preços variam de R$ 5,00 até.... Sei lá! Coisa de mais de R$ 550,00 (os mais completos que possam existir)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481897456-jogo-kit-chaves-de-fenda-e-precisao-31-pecas-philips-_JM

- Ferro de solda
Ahhhh... Precisamos de soldar algo? Compre um ferro de solda! Existem modelos e modelos pra satisfazer a todos os egos! O melhor modelo é o que tem um regulador de tensão:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484754371-estaco-de-solda-50w-com-controle-de-temperatura-ajustavel-_JM

A vantagem? Usar de uma regulagem de temperatura e sua fonte separadamente, o que pode salvar de dar problemas em outras peças devido a impedância gerada pela corrente elétrica.

Preços variam de R$ 40,00 até 'O infinito.... E além!'

Alicate
Um alicate de ponta fina sempre pode ser bem vindo nessas horas! Além de você não se queimar, ainda tem a satisfação de fazer um serviço com maior qualidade! Preços? Não é acima de R$ 10,00....

Estanho
O 'ferrinho' que é usado para se fazer as soldas. Vale a pena gastar mais pra pegar um material de melhor qualidade e não passar raiva porque a solda ficou 'fria'.

Bom, passando essa parte, vamos começar com algumas fotos, também conhecidas como Esquemas:

Começando com o Sega Saturn

Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Sat_diagram2_zps656a3f06
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Sat_diagram1_zps1d1f3992
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Saturn-3D-nipple-2_zps04a4d4f0
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Saturn-3D-nipple-4_zps8290d626
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Saturn-3D-nipple-3_zps4a59dd7b
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Saturn-3D-trigger_zps77c84d15
Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Segasaturnpadcorrected_zps09e6485c


Esquema do cabo do Saturn
http://nfggames.com/forum2/index.php?topic=3686.0

Demonstrando um controle analógico aberto
http://nfgworld.com/mb/thread/446-Sega-Saturn-3D-Pad-What-s-inside

Geralmente, um esquemário de videogames é coisa BEM rara de se achar perdido na net (e olhe que está BEM perdido MESMO!)

Com o tempo, eu irei atualizando com maiores detalhes (claro, contando com a boa ajuda de vocês também para se conseguir mais detalhes e esquemas)

Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Empty Re: Manutenção em geral. Esquemas e 'How To'

Mensagem por Odin Qua maio 29, 2013 3:01 pm

Eu tenho alguns controles com defeito que guardo aqui para tentar arruma-los um dia, mas infelizmente não manjo nada e não sei como arruma-los, mas gostaria de trazer eles de volta a vida um dia Crying or Very sad

Mas uma coisa que tenho costume de fazer, é comprar ou alguém me doar controles velhos, de preferência piratinhas, só para pegar as borrachas deles, tenho um saco cheio de borrachas aqui, para um dia aproveitar nos meus controles bons, graças a isso eu trouxe uns 3 controles de SNES de volta a vida, originais, que achava que não tinham mais volta, mas que só estavam com as borrachas do select/pause velhas, e as borrachas dos direcionais rasgadas, e melhorei os meus controles do Cybergame usando borrachas de controles originais de PS2 Laughing
Odin
Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3786
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 38
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Empty Re: Manutenção em geral. Esquemas e 'How To'

Mensagem por Rodrigo Justi Sex maio 31, 2013 1:36 pm

Excelente tópico!

Eu somente acredito que é melhor comprar as chaves de fenda e phillips nas casas de material de construção, é um pouco mais caro, mas elas duram mais e algumas já são imantadas e isso é ótimo. Já peguei chave de camelô bem torta e aí é trabalho dobrado.

Outra coisa boa de se ter são alguns poucos metros de cabo de rede. Aquele cabo serve pra muita coisa (os fios internos, claro Smile).
Rodrigo Justi
Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagens : 223
Data de inscrição : 09/02/2010
Idade : 33
Localização : Maringá - PR

http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Empty Re: Manutenção em geral. Esquemas e 'How To'

Mensagem por Brunovsky Sex maio 31, 2013 10:02 pm

Falando em controles, vou aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida: os controles de Phantom System são ruins se comparados a de outros clones de NES?

Eu tenho 3 controles aqui e os 3 estão com o mesmo problema: falham na hora de apertar pra baixo, quando ponho pra cima ele vai pro lado junto, enfim, eles não têm precisão. E eu estou achando muito estranho os três terem o mesmo problema (dois vieram com o console e um comprei separado). Pode ser problema no conector do console? Eu não abri o videogame ainda pra ver...

Brunovsky
Ativo
Ativo

Mensagens : 104
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Empty Re: Manutenção em geral. Esquemas e 'How To'

Mensagem por Pegasuskyu Seg Jun 10, 2013 11:31 pm

Eu não havia notado nenhum problema de falha. Já tentou substituir as borrachas de contato e limpar a placa com álcool isopropílico?
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção em geral. Esquemas e 'How To' Empty Re: Manutenção em geral. Esquemas e 'How To'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos