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Tutoriais Saturn
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Edi (FZ2D)
Pegasuskyu
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Tutoriais Saturn
Bom, estou iniciando este tópico e ...(O mesmo blábláblá de sempre...) ....Portanto, o primeiro post é guardado para ser a database de links úteis.
[quote=Links]
[/quote]
Acho que não preciso de lembrar que, TODOS os tutoriais devem ser seguidos a risca e, NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS CAUSADOS.... Ah, aquele papo de 'tirar o corpo fora' caso algo dê errado, certinho?
[quote=Links]
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Acho que não preciso de lembrar que, TODOS os tutoriais devem ser seguidos a risca e, NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS CAUSADOS.... Ah, aquele papo de 'tirar o corpo fora' caso algo dê errado, certinho?
Última edição por pegasuskyu em Qua Out 12, 2011 11:10 pm, editado 2 vez(es)
Pegasuskyu- Colaborador
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Re: Tutoriais Saturn
Agradecimentos ao user Shoometsu, do fórum SNK-NEOFIGHTERS por ter postado o tutorial e por ter TESTADO em seu Sega Saturn:
Acho que não preciso de lembrar que, TODOS os tutoriais devem ser seguidos a risca e, NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS CAUSADOS.... Ah, aquele papo de 'tirar o corpo fora' caso algo dê errado, certinho?
Dpois de muitos anos sem vontade de fazer aqueles mods q envolviam furar carcaça de vg pra por chavinhas, eis q me deparo com uma solucao totalmente sem switches, num tuto. o q ele faz:
- alterna entre as regioes usa/eur/jap e permite também alternar entre 50/60hz em qualquer uma das regioes
- tudo isso e controlado pelo tempo em que se pressiona o reset, tao unica e somentevideo dele funfando aki em casa ontem (celular msm, qualidade baixa):
caracteristicas:
- o mod envolve trocar o led do power original do saturn por um que alterne entre tres cores, onde cada uma foi atribuida pra uma regiao (verde:usa; vermelho: jap; laranja: eur)
- precisa gravar o programa do no site em um PIC 16f630, e usando um gravador proprio pra tal (consegui td na santa ifigenia). como o src esta disponivel, modifikei a ordem da regiao e as cores atribuidas em relacao ao original. quem ver os video do site do tuto vai poder comparar. por fim, monta-se um circuito (parece outro modchip no console) pra acoplar o pic.
enfim, ontem minha tarde de domingo até as (das 15h ate as 22h) passei fazendo e testando isso. agradecimentos ao meu pai, q me ajudou a encontrar as peças e soldar os fios na mobo do saturn (ele e tecnico, e eu sou pessimo com solda). acabei so montando o circuito e soldando os fios q vao na mobo do saturn XD
fica a dica de mod extremamente util e funcional
Sega Saturn Switchless Mod
This mod allows the Sega Saturn to run games from any Region, and also allows 50/60Hz switching. The best part is its all controlled by the Saturn's reset switch!
Parts Needed:
Vero Board (8x8 Minimum)
1x 100nf Capacitor
PIC 16f630
PIC Holder (Optional)
2x 220 Ohm Resistors
Wire (0.2mm or smaller)
PIC Programmer
Hex Code (LINK para o Hex Code será postado na semana que vem. Desculpa o mal jeito)
Watch the below vids for creation of the board and installation. I have listed the common Jumper locations in the chart below the videos, as well as a diagram of the board layout..
(ATENÇÃO! Videos no idioma INGLÊS SEM LEGENDAS!)
Part 1 of Sega Saturn Switchless Mod. This video covers building the chip.
Part 2 of the Saturn Switchless Mod. This video covers installing the chip and testing..
Common Jumper Locations:
50/60Hz Wire
If the method shown in my video doesn't work on your motherboard, or the points aren't there, then you need to find the Sega IC marked 315-5690 .. Sometimes this is labelled as IC14 on the motherboard. You need to lift Pin 79 from the IC, and solder the 50/60Hz wire to that. Use the below pictures to give you a bit of a guide:
Mod Chip Layout
Acho que não preciso de lembrar que, TODOS os tutoriais devem ser seguidos a risca e, NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS CAUSADOS.... Ah, aquele papo de 'tirar o corpo fora' caso algo dê errado, certinho?
Pegasuskyu- Colaborador
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Re: Tutoriais Saturn
Aeeeeeeeeee.....................
Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento conosco
Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento conosco
Re: Tutoriais Saturn
Hoje cheguei em casa e fui seco tentar chavear o Sega Saturn, porém, fiquei muito angustiado com o resultado ruim de minha parte
Compriendi perfeitamente aonde ficam os jumpers e tentei soldá-los pela parte de trás da placa, porém, os fio que eu utilizei não eram muito flexiveis e também tive muita dificuldade ao soldar.
Acho que quase destrui a chave também. A memória do meu console com os saves acabou sendo apagada e quando mudava a chave para NTSC-1 (Jp) o console não ligava e quase que destrui meu desbloqueio
Amanha vou tentar de novo
Compriendi perfeitamente aonde ficam os jumpers e tentei soldá-los pela parte de trás da placa, porém, os fio que eu utilizei não eram muito flexiveis e também tive muita dificuldade ao soldar.
Acho que quase destrui a chave também. A memória do meu console com os saves acabou sendo apagada e quando mudava a chave para NTSC-1 (Jp) o console não ligava e quase que destrui meu desbloqueio
Amanha vou tentar de novo
Re: Tutoriais Saturn
O chaveamento foi resolvido. O que havia acontecido?
Quando a chave estava em NTSC-U o console funcionava normalmente, porém, quando eu movia esa chave para NTSC-J, o console não ligava. Isso ocorreu devido a minha inocencia e impericia com eletronica. eu não havia removido os jumps originais do console :lolol:
Os tutoriais dizem que esses jumps, deveriam estar em JP6 ligando 5V ao ponto A e em JP11, lingando o ponto C ao GND, porém, no meu console os jumps originais estavam em JP7 e JP10. Meu console é um Tec Toy segunda edição, o que tem os botões redondos, porém, haviam mais jumps originais nele, e como em nenhum tutorial mencionava esses jumps adicionais, desconsiderei e removi apenas os que estavam no tutorial.
Quando a chave estava em NTSC-U o console funcionava normalmente, porém, quando eu movia esa chave para NTSC-J, o console não ligava. Isso ocorreu devido a minha inocencia e impericia com eletronica. eu não havia removido os jumps originais do console :lolol:
Os tutoriais dizem que esses jumps, deveriam estar em JP6 ligando 5V ao ponto A e em JP11, lingando o ponto C ao GND, porém, no meu console os jumps originais estavam em JP7 e JP10. Meu console é um Tec Toy segunda edição, o que tem os botões redondos, porém, haviam mais jumps originais nele, e como em nenhum tutorial mencionava esses jumps adicionais, desconsiderei e removi apenas os que estavam no tutorial.
Meu console estava assim
Como eu disse acima, removi os jumps do JP7 e do JP10 sem mecher em nada que eu ja havia feito, mas pra minha surpresa e susto, o console ja não ligava mais e fazia um barulho esquisito. Foi ai que eu disse: Fudeu, queimei a placa mãe.............. :fuuu:
Como eu sou teimoso e insistente, fui novamente, no outro dia, refazer tudo que eu havia feito, inclusive as soldas na placa mãe e na chave. Comprei outra chave e fios novos na lojinha de eletronica e mão a obra, mas agora com mais concentração e ajuda de latinhas de cverveja
A primeira coisa foi remover os jumps que ainda estavam la (JP8 e JP13) e isolei todos os outros pontos para que houvesse o imprevisto da solda escorrer para outros pontos e refiz a solda dos fios, inclusive na chave nova...
Como eu sou teimoso e insistente, fui novamente, no outro dia, refazer tudo que eu havia feito, inclusive as soldas na placa mãe e na chave. Comprei outra chave e fios novos na lojinha de eletronica e mão a obra, mas agora com mais concentração e ajuda de latinhas de cverveja
A primeira coisa foi remover os jumps que ainda estavam la (JP8 e JP13) e isolei todos os outros pontos para que houvesse o imprevisto da solda escorrer para outros pontos e refiz a solda dos fios, inclusive na chave nova...
Encontrei um ponto estratégico para passar os fios e fixar a chave...
Para que pudesse fechar o console, foi necessário que eu quebrasse uma nervura na parte superior da carcaça, pois ele dava interferencia extamente no local que a chave estava, impedindo que eu conseguisse fechar o console.
Depois disso, tive também que tirar os fios que estavam passando por debaixo do leitor, pois quando a tampa do console fechava, ela forçava um dos fios. A lateral direita do console tem espaço suficiente para passar os fios livremente sem que cause problemas em local algum.
O resultado foi unanimidade e lindo :awessome:
Depois disso, tive também que tirar os fios que estavam passando por debaixo do leitor, pois quando a tampa do console fechava, ela forçava um dos fios. A lateral direita do console tem espaço suficiente para passar os fios livremente sem que cause problemas em local algum.
O resultado foi unanimidade e lindo :awessome:
Depois do processo, testei o KOF '95 que funciona com um cartucho em conjunto e outros jogos japoneses, assim, como também coloquei um jogo americano com a chave na posição NTSC-J e virse e versa.
Quanto eu gastei? R$ 2,00 da chave, R$ 0,60 por um metro de fio duplo, que corte no meio e parti fazendo quatro fios e seis latinhas de Itaipava :lolol:
Quanto eu gastei? R$ 2,00 da chave, R$ 0,60 por um metro de fio duplo, que corte no meio e parti fazendo quatro fios e seis latinhas de Itaipava :lolol:
Re: Tutoriais Saturn
Que massa! Eu nunca tive coragem de fazer isso no meu console. Agora vc vai poder jogar todos os títulos japoneses (que são em maior número e melhores) e europeus sem o trabalho de mudar a região da iso e , ainda, podendo utilizar os discos originais de todas as regiões. Quando o console fica em região Japonesa o formato dele fica diferente..na hora não aparece am e pm como na região americana.
Colares- Moderador
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Re: Tutoriais Saturn
Diz uma coisa, este chaveamento que você fez é so para japonês e americano, correto?Edi (FZ2D) escreveu:O chaveamento foi resolvido. O que havia acontecido?
Quando a chave estava em NTSC-U o console funcionava normalmente, porém, quando eu movia esa chave para NTSC-J, o console não ligava. Isso ocorreu devido a minha inocencia e impericia com eletronica. eu não havia removido os jumps originais do console :lolol:
Os tutoriais dizem que esses jumps, deveriam estar em JP6 ligando 5V ao ponto A e em JP11, lingando o ponto C ao GND, porém, no meu console os jumps originais estavam em JP7 e JP10. Meu console é um Tec Toy segunda edição, o que tem os botões redondos, porém, haviam mais jumps originais nele, e como em nenhum tutorial mencionava esses jumps adicionais, desconsiderei e removi apenas os que estavam no tutorial.
Meu console estava assimComo eu disse acima, removi os jumps do JP7 e do JP10 sem mecher em nada que eu ja havia feito, mas pra minha surpresa e susto, o console ja não ligava mais e fazia um barulho esquisito. Foi ai que eu disse: Fudeu, queimei a placa mãe.............. :fuuu:
Como eu sou teimoso e insistente, fui novamente, no outro dia, refazer tudo que eu havia feito, inclusive as soldas na placa mãe e na chave. Comprei outra chave e fios novos na lojinha de eletronica e mão a obra, mas agora com mais concentração e ajuda de latinhas de cverveja
A primeira coisa foi remover os jumps que ainda estavam la (JP8 e JP13) e isolei todos os outros pontos para que houvesse o imprevisto da solda escorrer para outros pontos e refiz a solda dos fios, inclusive na chave nova...
Encontrei um ponto estratégico para passar os fios e fixar a chave...Para que pudesse fechar o console, foi necessário que eu quebrasse uma nervura na parte superior da carcaça, pois ele dava interferencia extamente no local que a chave estava, impedindo que eu conseguisse fechar o console.
Depois disso, tive também que tirar os fios que estavam passando por debaixo do leitor, pois quando a tampa do console fechava, ela forçava um dos fios. A lateral direita do console tem espaço suficiente para passar os fios livremente sem que cause problemas em local algum.
O resultado foi unanimidade e lindo :awessome:Depois do processo, testei o KOF '95 que funciona com um cartucho em conjunto e outros jogos japoneses, assim, como também coloquei um jogo americano com a chave na posição NTSC-J e virse e versa.
Quanto eu gastei? R$ 2,00 da chave, R$ 0,60 por um metro de fio duplo, que corte no meio e parti fazendo quatro fios e seis latinhas de Itaipava :lolol:
Toadjbp- Moderador
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Re: Tutoriais Saturn
toadjbp escreveu:Diz uma coisa, este chaveamento que você fez é so para japonês e americano, correto?
Exato. Como ele tem muitos jumps, com certeza no meio deve existir uma ligação em que a região do console muda para PAL-E.
Acredito que a ligação entre JP10 e JP12 deixe seu console europeu
Re: Tutoriais Saturn
Edi, desculpa a picuinha que estava acontecendo na hora que estávamos no MSN. Estava tendo problemas com 'dona leoa' porque eu lavei as minhas camisas do trampo e não lavei as dela.... Mas isso é coisa simples!
Sobre o serviço que vc fez, realmente ficou interessante, MAS...
Vamos aos primeiros detalhes:
Analizando essa imagem, dá pra entender uma coisa, que é o que está trazendo a vc, dores de cabeça com chiados.
A primeira coisa que vc vai fazer é REVISAR esses fios.
Como assim?
Simples. Eles ficaram bem soldados (Até demais, eu acho), então, minha instrução é: TROQUE OS FIOS. Vc colocou fios grossos DEMAIS! Tente arrumar dos fios que o pessoal usa pra instalar os MOD-Chips no PS2:
Os fios grossos demais, tendem a ficar 'fora' do local soldado, podendo criar curto e, consequentemente, fazendo com que vc tenha erros no videogame.
Troque os fios e solde com mais calma que vc vai conseguir fazer um serviço 'top de linha'.
Depois, posta aí se mudou algo, okay?
Sobre o serviço que vc fez, realmente ficou interessante, MAS...
Vamos aos primeiros detalhes:
Analizando essa imagem, dá pra entender uma coisa, que é o que está trazendo a vc, dores de cabeça com chiados.
A primeira coisa que vc vai fazer é REVISAR esses fios.
Como assim?
Simples. Eles ficaram bem soldados (Até demais, eu acho), então, minha instrução é: TROQUE OS FIOS. Vc colocou fios grossos DEMAIS! Tente arrumar dos fios que o pessoal usa pra instalar os MOD-Chips no PS2:
Os fios grossos demais, tendem a ficar 'fora' do local soldado, podendo criar curto e, consequentemente, fazendo com que vc tenha erros no videogame.
Troque os fios e solde com mais calma que vc vai conseguir fazer um serviço 'top de linha'.
Depois, posta aí se mudou algo, okay?
Pegasuskyu- Colaborador
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Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)
Re: Tutoriais Saturn
Na verdade o problema não foi o chaveamento.
Ele ficou perfeito. O problema, é que simplesmente meu console não lia o cartucho de RAM de 1Mb, dai fiz uma limpeza com uma escova de dente, que dobrei em L e acabei exagerando um pouco no uso do alcool :fal:
O troço deu um pau fudido. Dai eu abri o console e sequei tudo, mas tava tão bravo que coloquei ele na caixa pra não quebrá-lo de raiva
Eu sou o tipo de pessoa que não se conforma com um erro desses, tão banal, daí, hoje cheguei do trabalho determinado a consertar. Peguei o secador de cabelos da Alessandra, mirei no slot do cartucho sem abrir o console e dei uma geralzinha por mais ou menos uns ttrês minutos
Voalaaaaaaaaaaaaa
O secador da Alessandra consertou o chiado que estava saindo durante o jogo ainda por cima fez o console ler o cartucho de RAM :lolol:
Lembrando que ele lia normalmente cartuchos de ROM. Viva ao secador de cabelo da Alessandra
Ele ficou perfeito. O problema, é que simplesmente meu console não lia o cartucho de RAM de 1Mb, dai fiz uma limpeza com uma escova de dente, que dobrei em L e acabei exagerando um pouco no uso do alcool :fal:
O troço deu um pau fudido. Dai eu abri o console e sequei tudo, mas tava tão bravo que coloquei ele na caixa pra não quebrá-lo de raiva
Eu sou o tipo de pessoa que não se conforma com um erro desses, tão banal, daí, hoje cheguei do trabalho determinado a consertar. Peguei o secador de cabelos da Alessandra, mirei no slot do cartucho sem abrir o console e dei uma geralzinha por mais ou menos uns ttrês minutos
Voalaaaaaaaaaaaaa
O secador da Alessandra consertou o chiado que estava saindo durante o jogo ainda por cima fez o console ler o cartucho de RAM :lolol:
Lembrando que ele lia normalmente cartuchos de ROM. Viva ao secador de cabelo da Alessandra
Re: Tutoriais Saturn
que beleza hein! Na Eletrônica, um secador de cabelo pode ser bastante útil!Edi (FZ2D) escreveu:Na verdade o problema não foi o chaveamento.
Ele ficou perfeito. O problema, é que simplesmente meu console não lia o cartucho de RAM de 1Mb, dai fiz uma limpeza com uma escova de dente, que dobrei em L e acabei exagerando um pouco no uso do alcool :fal:
O troço deu um pau fudido. Dai eu abri o console e sequei tudo, mas tava tão bravo que coloquei ele na caixa pra não quebrá-lo de raiva
Eu sou o tipo de pessoa que não se conforma com um erro desses, tão banal, daí, hoje cheguei do trabalho determinado a consertar. Peguei o secador de cabelos da Alessandra, mirei no slot do cartucho sem abrir o console e dei uma geralzinha por mais ou menos uns ttrês minutos
Voalaaaaaaaaaaaaa
O secador da Alessandra consertou o chiado que estava saindo durante o jogo ainda por cima fez o console ler o cartucho de RAM :lolol:
Lembrando que ele lia normalmente cartuchos de ROM. Viva ao secador de cabelo da Alessandra
Colares- Moderador
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Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 38
Localização : Fortaleza-CE
Re: Tutoriais Saturn
Opa blz tô vendo que você manja bastante de Saturno, eu tenho aquele Saturno verde translucido Japonês que a TT colocou aquela plaquinha para deixar ele PAL-M, eu queria voltar ele pra NTSC U de novo, eu vi um tuto aqui no forum porém não tem as fotos. Você teria essas fotos ou algum outro tuto pra me ajudar? Agradeço desde já abs
PhantonXX360- Recém chegado
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