Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas)

3 participantes

Ir para baixo

Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) Empty Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas)

Mensagem por Pegasuskyu Sex Out 12, 2012 5:02 pm

Esta é uma tradução feita do site mmmonkey, onde demonstra a confecção e instalação de uma BIOS Multiboot para o videogame SEGA/MEGA CD.

Atenção!

Os fóruns Sega Forever/SNK-Neofighters/Outerspace (ou outros fóruns e sites que queiram copiar este tutorial) e eu (user M_ichi-Doraemon) e o criador original do tutorial (MMMONKEY), NÃO NOS RESPONSABLIZAMOS caso aconteça alguma catástrofe (queimar computador, videogames, cartuchos, tacar fogo na casa, matar a vó, pisar no Hulk e coisas similares), portanto, faça POR SUA CONTA E RISCO!

Aqui está o link original em seu idioma original (INGLÊS), para retirada de dúvidas

Como é uma tradução, caso aconteçam erros, por favor, sigam para o link acima postado para eventuais verificações.



É possível transformar seu Sega/Mega CD em uma verdadeira máquina multiregião. Arakon desenvolveu uma MultiBIOS a algum tempo atrás.

http://arakon.dyndns.org/tutorial/bios.html

Se você deseja comprar o novo chip com a BIOS gravada, você terá que mandar um email para o autor do post. Você (deveria) receber a BIOS, um soquete para encaixe e algumas chaves, porém, depois que eu criei esta página, eu descobri que o Arakon não faz mais esse tipo de venda.

[foto1]

UPDATE
No site do Arakon nós temos uma novidade: Ele liberou o arquivo binário com instruções sobre a BIOS, para que você (sim, você mesmo!) possa reprogramá-la. Nós temos uma cópia neste link, caso aconteça a perda desses importantes arquivos. (NOTA: tentarei fazer um pequeno servidor para armazenar este arquivo também) Eu também compilei a mesma multiBIOS, mas usando um arquivo de BIOS não editado, então este conta com os arquivos originais de inicialização e logos e também estão inclusas as BIOS Model 1 e Model 2 (Mas não os testei)

OUTRO UPDATE!!!
Eu fis o teste em um Mega CD (modelo de rampa, ou como ele chama...) 'Frontloader' (drive de abertura automática), e funcionou muito bem! Tudo o que você precisa de saber está no site do Arakon. Aqui neste tuto tem um pouco de fotos e informações utilizadas na versão original criada pelo Arakon (e que complementam o tuto dele!)

[foto 2]

Remova os parafusos na parte de baixo do Mega CD e os dois em cada lado do conector de cartucho. Uma vez aberto, remova os cabos e as 2 peças de 'escudo metálico', que cobre a placa mãe. Também remova o bloco de conexão que liga o Mega CD para o Mega Drive (apenas 2 parafusos) (na foto, eles aparecem na cor VERDE) para removê-lo, finalmente, você pode remover a placa inteira.

[foto 3]

Bem próximo aos conectores, está a BIOS original. Como este é um MEGA CD 1, temos bastante espaço para interconectar o novo soquete e chip nele. (NOTA: vale lembrar que, não achei os dados com referências ao MEGA/SEGA CD 2, de tampa basculante. Por favor, tenham atenção ao fazer tal operação nesses modelos)

[foto 4]

Comece entortando os pinos para fora no soquete de encaixe (as pernas entortadas são as 20, 38 e 39. RECONHECENDO O POSICIONAMENTO DO SOQUETE: Veja qual a lateral tem uma deriva (uma espécie de sinal ou 'quebradinho'). Geralmente esse sinal denomina o posicionamento do encaixe. Encaixar ERRADO pode significar a perda do seu equipamento por curto circuito!Qualquer dúvida? Veja a foto para entender melhor)

[foto 5] [foto 6]

Pra mim, essa foi a parte mais difícil. tenha BASTANTE cuidado fazendo isso. É muito fácil de se danificar a placa ou algum dos componentes próximos. Você ainda terá que levantar a perna 20 da BIOS ORIGINAL. Eu usei um par de cortadores para 'amputar' a perna o mais próximo possível da placa. Daí, estique a perna para que ela fique em paralelo com a placa. (ou seja, evitando que ela toque na placa mãe)

[foto7] [foto8]

Essa parte já é mais fácil. Eu mesmo, não cortei a perna 20! No teste que eu fiz, eu ancaixei o soquete em cima do chip antigo, e então soldei as pernas. (claro que, com exceção das pernas 20, 38 e 39, que foram levantadas antes) Com MUITO CUIDADO, soldei perna a perna com um ferro de solda, cuidadosamente aquecendo a solda da perna antiga e reutilizando na colagem da perna do soquete. Caso seja necessário mais solda, utilize com cuidado. Lembre de NÃO COLAR PERNAS DIFERENTES JUNTAS (você não está querendo perder o seu videogame, né?)

[foto9] [foto10]

Você tem que ligar a perna 20 da BIOS ORIGINAL (a antiga) na perna 1 (lembre-se que a perna 1 está soldada na perna 1 do soquete)

[foto11] [foto12]

Outra conexão de fios. Você precisa de conectar a perna 20 do SOQUETE para onde a perna 20 da BIOS ORIGINAL estava presa. Fica mais fácil criar uma ponte com um fio, da parte de cima (a perna do soquete) para a parte de baixo da placa mãe (onde ainda deve ter o resto da perna 20 para fora da placa)

[foto13]

Hora de preprar as chaves. Eu comecei adicionando solda a cada um dos contatos nas chaves e depois, ligando os fios de terra. Não é tão visível na foto, mas no fio preto com 'manchinhas' brancas foi para o contato esquerdo na chave esquerda, e então foi para o contato esquerdo na chave direita (uma ponte). O sinal de força de +5v é o fio púrpura (ou roxo) que é interligado nos contatos direitos das duas chaves. Finalmente, no contato central, eu pus um fio verde que foi interligado a perna 38 do soquete. O outro contato central que estava livre, foi soldado um fio branco que foi ligado a perna 39 do soquete.

As próximas fotos mostram o chip já encaixado no soquete (mas eu ainda não havia feito a gravação dele)

[foto14]

A foto acima mostra o fio roxo afixado na perna 1 (onde anteriormente foi fixado uma outra ponte)

[foto15]

E a foto acima mostra o fio preto com manchinhas brancas fixado na perna 30. Verde soldado na perna levantada 38 do soquete e o branco na perna 39 levantada do soquete.

Agora que vc já fez tudo isso, é hora de testar a sua gambitech. Você terá 4 posicionamentos de chaves que irão mandar =5v ou Terra para as pernas 38 e 39 que irá atuar na mudança das BIOS gravadas no chip.

JAPAN USA EURO GAME
Perna 38 GND +5v GND +5v
perna 39GND GND +5v +5v

De fato, temos apenas 3 regiões, mas 4 possíveis posições porque o Arakon incluiu uma posição GAME, removendo a checagem de região dos arquivos de BIOS, então você nem precisa de alterar o seu MegaDrive (claro que, pra mim, continua sendo necessário)

Você também não pode deixar as pernas 38 e 39 flutuando, elas devem ser conectadas ao terra ou +5v para o funcionamento do chip (se não fizer isso, ganha apenas uma tela branca)

Eu queria usar uma chavinha de 3 posições pra selecionar apenas as 3 áreas (ignorando a área GAME) mas ainda não tentei. Perguntei em outros fóruns sobre isso, mas não obtive uma resposta clara. Eu até fiz um diagrama que pode ajudar nessa ideia:

[foto16]

E MAIS OUTRO UPDATE

O site CONSOLE PASSION me passou, recentemente, as informações utilizando uma chavinha ON-OFF-ON para trabalhar com as 3 posicionamentos, negligenciando a 4ª posição (GAME). Fica simples de se cabear e necessita de apenas uma micro chave de 2 posições e 6 pólos (Single Pole/Double Throw Centre Off - Verifique as fotos para identificação da chave seletora) e 2 resistores de 1K.

As fotos mostram uma micro chave de 2 posições e 6 pólos, mas você pode utilizar uma uma micro chave de 2 posições e 3 pólos que funciona de boa. Comece enrolando e soldando uma das pernas do resistor ao pino da micro chave.

[foto17]

Aqui você pode ver que eu acrescentei o outro resistor a uma outra perna, e emendando os dois para se soldar o fio preto (TERRA) que está ligado na perna 30 da BIOS)

[foto18]

O fio branco (39) e o verde (38), são soldados nos terminais da chave, após os resistores, do lado OPOSTO a solda do fio preto (TERRA), sendo que cada um está soldado em um dos pinos da chave. O fio púrpura (ROXO MESMO) está soldado no terminal da chave onde não tem nenhum resistor ligado (lembrando que o fio roxo é o de +5v e fica conectado na perninha central da chave e na perna 1)

[foto19]



Lista dos equipamentos usados para essa operação
(versão em inglês/versão em PT-BR)

Summary of Components needed

1 x MultiBios (this is Arakons code on either a 27C4096 or 27C4002 EPROM)
1 x Multibios (Utilizado o código criado por Arakon em uma EPROM de modelos compatíveis: 27C4096 ou 27C4002)
2 x Single Pole, Double Throw switches
2 x micro chave de 2 posições e 6 pólos
1 x 40 pin DIP socket
1 x soquete DIP de 40 pinos
some wire
Alguns centímetros de fios coloridos para ajudar na identificação
I used a Willem Parallel Port Programmer, with a 16-bit adapter and a 12 volt PSU to put the code on the chip.
Eu usei um Porta de programação paralela da WILLEM, com um adaptador de 16-bit e uma fonte de 12 volt PSU para inserir o código no chip (acho que essa é a referência da gravadora de BIOS que ele usou para essa experiência)

E, mais uma vez, agradeço a paciência de todos para que eu terminasse essa tradução. Agradecimentos especiais ao site do MMMONKEY por disponibilizar tais informações.
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Ir para o topo Ir para baixo

Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) Empty Re: Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas)

Mensagem por Pixel Art Sex Out 12, 2012 7:12 pm

Nota 10, Pegasuskyu! Parabéns pela iniciativa! cheers
Pixel Art
Pixel Art
Muito experiente
Muito experiente

Mensagens : 547
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 29
Localização : BITland

Ir para o topo Ir para baixo

Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) Empty Re: Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas)

Mensagem por Pegasuskyu Sex Out 12, 2012 7:34 pm

Valeu Wawaw! Agora, continuando a postagem...

Informações complementares


Mega CD Region Free Bios
Mega CD com BIOS 'Region Free'

Eu ainda não fiz isso. Eu acho que você pode alterar sua BIOS com essa, ou modificar a MultiBIOS do Arakon pra inclusão dessa como uma quarta opção (alterando de vez a posição GAME)

Deem uma olhada nesses sites para maiores informações:

ASSEMBLERGAMES (este é o que tem a atualização mais nova, fora que o tópico no fórum ainda está vivo)

GAMESX (aparentemente, o primeiro local a se ter informações sobre essa nova versão)

Nesses posts, mencionam que alguns jogos não funcionam na versão EURO ou USA da BIOS, mas o (tal) l_oliveira criou toneladas de arquivos de BIOS Region Free, então, me parece que o melhor é a sua versão japonesa (e parece ser a mais massa também)

UPDATE - l_oliveira disse que está tudo bem em poder hospedar os arquivos de BIOS aqui. Ele também disse que, segurando os botões ABC e seta pra cima, irá abrir a rampa do CD, quando estiver usando a BIOS japonesa.


ESTE é o link pra download das BIOS, enviadas por l_oliveira

Bom, só pra finalizar, infelizmente ainda não consegui postar as fotos porque estou enfrentando uma lentidão da #!%¨*#$ na minha conexão Gambitech....
Pegasuskyu
Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 50
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Ir para o topo Ir para baixo

Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) Empty Re: Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas)

Mensagem por Boccotte Sáb Out 20, 2012 9:22 am

cara...tenho o maior medo de fazer isso e matar o console... Neutral
Boccotte
Boccotte
Participativo
Participativo

Mensagens : 99
Data de inscrição : 10/09/2012
Idade : 42
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas) Empty Re: Sega/Mega CD MultiBIOS [nível ALTO de dificuldade](fotos ainda não inseridas)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos