Sega Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Control - Criativo, estiloso e bem morno de vez em quando
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeSeg Fev 19, 2024 10:17 am por Boss

» Debandada...
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeSáb Ago 20, 2022 10:54 pm por JOSEPH ROBERT

» Sega Cd com leitor "batendo"
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeSex Fev 24, 2017 7:17 am por rogecm

» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeQui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeDom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeQui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeSeg maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] I_icon_minitimeSex maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Entrar

Esqueci-me da senha


[Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

4 participantes

Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por Edi (FZ2D) Dom maio 29, 2011 1:10 pm

Tão cedo eu não faria um review de um jogo desses. Principalmente por que RPGs costumam ser longos e para um review bem feito jogar apenas um pouquinho não aidanta. Imaginem um cara encalhado e que já tinha se considerado derrotado pelo jogo se vê já a dois dias sem internet para poder postar nos forums e atualizar seu blog. Por raiva e reflexo retomei esse jogo de onde eu parei a cerca de um mês atrás e adivinhem. Com cinco minutos de jogo finalmente o progresso que eu procurava que ninguém em fórum algum havia me esclarecido, nem o GameFaqs me ajudou e os vídeos de Gameplay do You Tube me confundiram mais ainda a cabeça. Foi daí então que me empolguei e disse pra mim mesmo: Esse merece um review pra já.


[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Review+banner


Console: Nec PC-Engine
Formato: CD-ROM2
Estilo: RPG/Ação
Título: Ys Book I & II
Desenvolvedor: 1987/1988 Falcom - 1990 Husdson Soft


Ys Book I & II e ao mesmo tempo junção e remake dos jogos Ys – Ancient Ys Vanished Omen e Ys II – Ancient Ys Vanished The Final Chapter. O enredo do jogo é o seguinte:
Ys era uma antiga terra de paz e prosperidade governada por duas maravilhosas Deusas e seis grandes Sacerdotes. Tamanha prosperidade refletia-se no templo de Solomon, no alto das grandes montanhas. Ys era uma terra mágica. Tal magia era obtido por um objeto precioso e misterioso chamado de Pérola Negra. Desta pérola podia-se criar um metal sagrado que deram o nome de Cleria, que tornava a vida das pessoas mais fácil.
Um dia, o mal enfim surgiu destruindo cidades e vilas. Ninguém sabia explicar ao certo qual o verdadeiro motivo dos ataques, mas desconfiavam que a causa disso tudo era o Metal de Cleria. Eles então resolveram enterrar todo o metal existente no mais profundo solo de Ys. Mesmo assim os ataques não pararam.
Seis grande demônios encurralaram os Sacerdotes no Santuário de Solomon. Eles então descobrem que todo aquele mal foi criado misteriosamente e sem o consentimento deles pela Pérola Negra. Com seus poderes mágicos, eles elevam a Terra de Ys aos céus, e escondendo a Pérola Negra lá, esperando que o mal parasse de atacar. Depois disso eles escreveram seus feitos em seis livros que foram deixados na terra, contando a história da era de Ys.
Algum tempo depois, uma torre tão alta como o céu foi surgindo gradativamente, antes da completa paralisação do ataque dos demônios. O motivo da parada, nem os sacerdotes souberam explicar.
700 anos depois, demônios voltam a atacar. Um aventureiro ruivo chamado Adol Christin, fascinado pelas histórias daquela terra, decide ir à Esteria, continente onde se encontra a Terra de Ys, justamente por ouvir muito sobre aquela terra ser amaldiçoada e cheia de demônios.
Com uma imensa dificuldade, Adol conseguiu atravessar a Barreira da Tempestade que isolava Esteria. Muito ferido, foi tratado no hospital do porto. Depois disso, seguiu para a Cidade, onde uma vidente o encontra e o leva para sua loja. Ela conta toda a história da antiga terra e pede para que ele parta em busca dos seis livros de Ys, afim de descobrir o motivo do surgimento repentino de demônios e da Barreira da Tempestade. A partir daí começa a nova aventura de Adol.
Ys Book I & II não é simplesmente os dois jogos em apenas um CD. Na verdade essa foi a primeira versão em que a história pode ser acompanhada na integra. A Hudson Soft fez com que a história desenrolasse sequencialmente, isso é, você não vai conseguir jogar Ys II sem primeiro ter terminado Ys I. Aqui, o final de Ys I rola mais como uma cut-scene para dividir a história ao meio.
Os gráfcos são muito bons, e considerando as versões anteriores é um avanço muito grande nesse quesito. Claro que um vídeo game que possui uma placa de vídeo de 16 bits deixaria seus antecessores comendo poeira, mas mesmo assim se comparar com jogos que também estão em formato Super CD-ROM2 lançados depois de Ys Book, ainda assim nota-se um grande desempenho dos programadores. Lembrando também que Ys Book I & II foi um dos primeiros jogos no formato Super CD-ROM2.
O jogo possui algumas cut-scenes muito bem feitas e as vezes existe um diálogo importante no qual você vê o rosto do personagen pegando metade da tela. Eu acho isso o maior charme por que até então só se via isso nos jogos de PC-Engine, em especial, conversões dos jogos da Falcom.
Como todos sabem o PC-Engine tem uma ótima velocidade de processamente, mas em alguns casos isolados isso atrapalha um pouco, principalmente quando você procura uma porta ou baú que não encontra de jeito nenhum e na verdade esta dando voltas próximo a ele. Comigo isso aconteceu. Por que? As vezes se acumulam tantos inimigos que você não sabe o que fazer.
É bom salientar que as dungeons não são gigantescas e irritantes como as de Phantasy Star II, que chega a dar vontade chorar, mas são labirintos bem complexos. Nem todas claro, mas eu mesmo fiquei a maior parte do jogo dando voltas e voltas e Solomon Shrine que esta no final do jogo, porém é aonde está grande parte dos itens de grande importância. A tela dos esgotos de Solomon então chegam a dar raiva. Mas isso não é um aspecto negativo. Muito pelo contrário. Mas imaginem como foi pra mim que passou a apreciar a série Ys com Ys III. A diferença é gigantesca e Ys Book I & II é bem mais desafiador. Sem contar que em Ys II e aonde você empaca muito.
A maior pérola de Ys Book I & II com certeza é a trilha sonora. É bom lembrar que o mestre Yuzo Koshiro, que apesar de não ter o nome citado nos créditos, trabalhou nessa trilha sonora. As vezes você não se importa de ficar encalhado em uma dungeon procurando um baú ou uma porta por que o a música é agradável e emocionante. O capricho e a preocupação com as músicas dos jogos em CD de PC-Engine é notável. Se você baixar a ISO de Ys Book I & II com certeza vai acabar escutando faixa por faixa do disco. Í impossível não fazer isso. Os comentários narrados são muito bons. Eu fiz esse review utilizando a versão lançado nos EUA, mas com certeza a versão japonesa também é muito boa. Pena que Adol nunca fala.
Façam um esforço mesmo que não curtam RPG e joguem Ys. Com certeza mudaram de idéia em relação ao estilo e passaram a gostar. Eu mesmo gostei muito de Ys Book I & II, mas foi tão difícil e traumatizante terminar que tão cedo não começo de novo. Talvez em uma próxima ocasião pra um detonado. Quem sabe?


Screenshots:


Spoiler:


Gráficos: 8

Apesar de Ys Book I & II ser de 1990, o formato é em CD-ROM2, o que faz com que exista algumas vantagens gráficas. A movimentação e os quadros de animação estão longe de ser impressionantes, porém, são muito bem feitas, as telas são bem detalhadas e existe uma boa variedade de inimigos.


Som: 9

Realmente a trilha sonora é de cair o queixo. Os comentários narrados também são um diferencial. Vale lembrar que um dos gênios das trilhas sonoras dos games Yuzo Koshiro também trabalhou nas duas primeiras versões de Ys.


Desafio: 7

Esse jogo realmente é dificílimo. O jogo tem um tamanho razoável mas algumas dungeons no primeiro contato podem parecer impossíveis e quando existe um amontoado de muitos inimigos a sua volta, mesmo estando bem equipado e com nível alto a conseqüência é fatal. As vezes para se encontrar um baú com um item pode demorar horas, mas como em Phantasy Star II, isso é o charme do jogo.


Jogabilidade: 10

Jogabilidade simples porém precisa é que pode se dizer desse jogo. O negocio aqui é simplesmente andar pra cima dos inimigos para atacar, um botão para utilizar itens outro para utilizar magias em Ys II e um menu claro e fácil de usar.


Diversão: 10

Não precisa falar muita coisa a respeito de Ys Book I & II. A combinação perfeita de sua jogabilidade simples, bom desafio, gráficos agradáveis e principalmente uma trilha sonora de fazer qualquer gamer babar.


Nota Geral: 8,8

Com tudo descrito acima não precisa justificar muita coisa e nem contestar sua nota final. Esse jogo dispensa comentários e quem nunca jogou não sabe o que esta perdendo. Até para os menos aficionados em RPG reconhecem não apenas essa versão, mas a série Ys em si uma ótima pedida. Pra quem quer começar com RPGs eu recomendo Ys Book I & II do PC-Engine.




ISO do jogo Ys Book I & II [CD-U]
Final do jogo Ys Book I & II
Matéria original desse review


Última edição por Edi (FZ2D) em Qua Jun 20, 2012 10:22 pm, editado 1 vez(es)
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 38
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty Re: [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por william_magalhaes Dom maio 29, 2011 4:03 pm

Muito bom!

Não conhecia este jogo (não conheço quase nada deste NEC-PC Engine).

Baixando!!!
william_magalhaes
william_magalhaes
Participativo
Participativo

Mensagens : 83
Data de inscrição : 06/05/2011
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty Re: [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por Edi (FZ2D) Dom maio 29, 2011 6:26 pm

william_magalhaes escreveu:Muito bom!

Não conhecia este jogo (não conheço quase nada deste NEC-PC Engine).

Baixando!!!

Como você é das antigas tenho certeza que você deve ter conhecido Ys de outra maneira Smile

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Ys___omen_europe
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 38
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty Re: [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por william_magalhaes Dom maio 29, 2011 9:07 pm

Pode crer, mais o Ys III do Mega também...

Já baixei a rom e o emulador, o jogo realmente tem sons e efeitos muito bons para a época!

Entrou na lista de jogos a finalizar! Very Happy

Alguém pode me sugerir outros jogos deste console? Rolling Eyes
william_magalhaes
william_magalhaes
Participativo
Participativo

Mensagens : 83
Data de inscrição : 06/05/2011
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty Re: [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por Edi (FZ2D) Seg maio 30, 2011 6:42 am

william_magalhaes escreveu:Pode crer, mais o Ys III do Mega também...

Conheci a série por Ys III, via emulador nos primeiros Genecyst vX.XX nos anos 90. Foi amor a primeira vista, até que um dia consegui comprar um cartucho na Santa Smile

Ele esta até hoje aqui e é um dos meus xodós Smile
Edi (FZ2D)
Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 38
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty Re: [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por error Seg maio 30, 2011 9:52 pm

Conheci a serie em 99 se eu nao me engano, jogando no magic engine e gostei muito mas nunca terminei.
error
error
Administrador
Administrador

Mensagens : 1053
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 31
Localização : Tokyo-to

https://segaforever.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty Re: [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por AlissonRox Ter Jun 21, 2011 12:00 am

Joguem o VI e oath of felghana de pc pra vcs verem, são em alta definição, músicas lindas, entre as melhores dos jogos

AlissonRox
Participativo
Participativo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/06/2011
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

[Review] Ys Book I & II [PC-Engine] Empty Re: [Review] Ys Book I & II [PC-Engine]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos